- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Ilusão universitária - estudantes de jornalismo não sabem o que os espera.

Tenho ouvido muitos estudantes de cursos de jornalismo dizerem que se dedicarão ao jornalismo econômico, outros dizem que cobrirão eventos esportivos, e há os que pretendem ser apenas apresentadores de telejornais. Há também os que afirmam que atuarão em jornais impressos e em revistas. Outros ainda, talvez tentando mostrar estar mais interessados no jornalismo moderno, dizem que atuarão em jornais on-line. Poucos se arriscam a dizer que serão capazes de atuar em reportagens perigosas como guerras, tiroteios entre criminosos e policiais, atuação da polícia no combate ao narcotráfico e outras situações de "risco". 
Meus caros amigos, por favor, ouçam a voz da experiência. Nenhum jornalista em início de carreira escolhe em que setor atuará. Nenhum repórter se mete no meio de um tiroteio porque gosta ou quer. Nenhum repórter atua na cobertura de uma guerra por sua própria determinação. Esses profissionais fazem isto porque têm que fazê-lo. Eles precisam de emprego, e não são eles que escolhem em que setor jornalístico querem atuar: serão mandados pelo diretor ou chefe do departamento de jornalismo para onde ele precisar que um jornalista vá. Se vocês disserem "não", serão dispensados e substuídos por outros que, por necessitarem de emprego, dirão "sim". Se ninguém jamais lhes disse isto durante os cursos que vocês frequentaram ou estão frequentando, vocês deveriam ter perguntado a respeito. 
Não tenha a ilusão de que vocês poderão fazer sua própria escolha. O que faz com que um profissional seja bom ou ótimo não apenas o curso, é principalmente a própria experiência profissional. Para ser um bom jornalista, é preciso experimentar tudo.  Mesmo se detestar futebol, terá que de vez em quando participar da cobertura de  partidas de futebol. Mesmo que não goste de carnaval, ou que seus princípios religiosos não permitam, terá que cobrir bailes carnavalescos, desfiles de escolas de samba, etc. Mesmo estando com muito medo, terá que acompanhar policiais em busca de criminosos nas favelas ou em qualquer local que seja durante as madrugadas, nos finais de semana, em feriados ou sempre que ocorrer algo inesperado. Aqueles que são considerados como os melhores jornalistas do Brasil ou do mundo chegaram a esse ponto exatamente porque no início tiveram que enfrentar muitas situações, das mais constrangedoras às mais perigosas. 
Seja qual for a profissão, a vida não é fácil para ninguém. E se você quiser ser um bom profissional, tem que passar por todas as experiências que se fizerem necessárias. Ninguém conclui uma caminhada sem antes dar os primeiros passos, e estes, embora no início pareçam árduos, serão facílimos se comparados aos que estão por vir. 
Portanto, reflitam bem! Se vocês optaram pelo curso de jornalismo, é preciso que tenham certeza de que sabem o que é ser um jornalista. Não pensem que serão apenas pessoas famosas na televisão ou que ganharão altos salários. Alguns até ganham, mas para "chegar lá", percorreram caminhos longos e tortuosos... e os que vocês terão que percorrer não serão mais fáceis. Sucesso na vida, só consegue quem luta muito por ele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.