- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Sobre residências próximas a encostas e lixões

Hoje eu assisti Renato Machado e sua parceira (não me lembro o nome dela) no "Bom dia, Brasil!" entrevistando a jornalista Mônica Leitão e um especialista em encostas, lixões e enchentes. O motivo da entrevista era, obviamente, a tragédia causada pelas chuvas recentes no Rio de Janeiro. Na abertura da entrevista a co-apresentadora do programa disse: "Construir residências próximas a encostas e lixões deveria ser proibido". Evidentemente a jornalista estava condenando as pessoas que constroem suas casas nesses locais, colocando em risco suas vidas e as de seus familiares. 
Como se costuma dizer popularmente, "falar é fácil". É preciso entender que vivemos num país em que condomínios são caríssimos, loteamentos também, comprar casa ou apartamento não é coisa para qualquer pessoa que queira, os aluguéis menos caros não são baratos, e os tais "preços populares" nem sempre são tão populares. Essas pessoas não gostam de viver perigosamente, muitas dessas famílias vivem próximo a encostas e lixões porque não tem outra opção. Aliás, o lixão é a fonte de renda de muitas dessas pessoas, que ali procuram e catam objetos recicláveis (latas de cerveja, papéis, etc.) para vender porque encontrar emprego está cada vez mais difícil, tanto devido à falta de vagas como devido à falta de qualificação profissional, num país em que o ensino particular é muito caro e o ensino público (gratuito) ainda é muito deficiente. 
Acho que proibido deveria ser o ato de candidatos a cargos políticos prometerem e não cumprirem, ou prometer o que provavelmente não poderá ser cumprido. Para nós, que temos condições de morar em residências confortáveis e em local seguro, falar é fácil. Difícil é ter que enfrentar o que essas pessoas enfrentam. A vida é um show, mas nem todo show é fácil de ser programado. Como disse certa vez William Sheakespeare, "a vida é como uma peça de teatro para a qual não há ensaio."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.