- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

domingo, 16 de janeiro de 2011

"Dai a César o que é de César..."

Eu tenho visto algumas pessoas (talvez bem intencionadas, é claro) dizerem que os helicópteros das equipes de reportagem das TVs, jornais, etc., deveriam, em vez de ficar apenas mostrando imagens, ser usados também para prestar socorro às vítimas. Neste caso, é preciso fazer alguns esclarecimentos: 
  1. Esses helicópteros são equipados para realização de reportagens, eles não têm equipamentos adequados para prestação de socorro em momentos como estes.  
  2. A equipe de reportagem não tem treinamento adequado para esse tipo de prestação de socorro. Por melhores que sejam as intenções, a atuação de pessoas sem treinamento adequado pode muito mais atrapalhar do que ajudar.  
  3. As equipes de reportagem já estão fazendo o que têm que fazer: informar o país e o mundo sobre o que está ocorrendo. 
  4. O resto é com as equipes de socorro especializadas, disponibilizadas pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, etc. Se essas instituições não atuam a contento, cabe a nós - toda a a população brasileira - solicitar insistentemente dos governos municipais, estaduais e federal maior rigor na capacitação para esta finalidade. A imprensa tem muitas falhas, sim, mas neste caso está cumprindo muito bem o seu papel, informando os fatos e orientando pessoas preocupadas com seus familiares a agirem corretamente para obter informações confiáveis, mostrando como estão os movimentos nos hospitais, etc. 



Existem muitas equipes de voluntários atuando, mas não pensem que basta dizer "eu quero ajudar" para atuar nelas. As pessoas são devidamente cadastradas,  cada uma diz que funções pode exercer, mas ainda assim são submetidas a treinamentos específicos em caráter emergencial. Mesmo assim, muitos voluntários cometem falhas. De qualquer forma, resta o fato de que é preciso "dar a César o que é de César", como diz o velho ditado baseado num texto bíblico. Ou seja: é preciso conceder direitos a quem os tem, mas também entregar as funções à responsabilidade de quem é capaz de exercê-las, principalmente quando se trata de salvar vidas de pessoas. Por favor, não interpretem isto como um desabafo ou coisa parecida, pois não é, pois sem que muitas das críticas são bem intencionadas. Meu objetivo é apenas informar como as coisas realmente acontecem. 


Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.