- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

quinta-feira, 12 de abril de 2012

A história real do Titanic - ou pelo menos o que se sabe dela

O filme "Titanic"
é uma ficção romântica,
mas o acidente aconteceu
e ainda hoje
é a maior tragédia
da história da navegação marítima. 

O transatlântico RMS Titanic,
numa fotografia de 1910
(Wikipedia)
O filme "Titanic" é uma ficção romântica que tem como "pano de fundo" a tragédia que completará 100 anos no próximo dia 15. Neste artigo, está relatado o que realmente se tem confirmado em relação ao acidente que ainda hoje se destaca como o mais trágico da história da navegação marítima em todo o mundo.
Em primeiro lugar, não creio que seja demais lembrar a pronúncia correta do nome do navio. No Brasil, desde quando o fato ocorreu, tem-se pronunciado como se fosse "Titaníque". A pronúncia correta seria "Taitânic". O acento circunflexo neste caso não existe, é só para mostrar a pronúncia. Embora popularmente mais conhecido como "Titanic", o nome oficial da embarcação era "RMS Titanic". "RMS" é a sigla para "Royal Mail Ship" ("Navio do Correio Real") ou "Roayal Mail Steamer" ("Navio a Vapor do Correio Real". Esta é a sigla ainda hoje utilizada para identificar navios mercantes britânicos contratados pela Royal Mail, a empresa gerenciadora do sistema postal do Reino Unido. Isto significa que, além de ser o maior navio de passageiros, o Titanic também era o maior navio mercante construído no mundo até então. 
O Titanic era um transatlântico da classe Olympic. Pertencia à empresa White Star Line, cuja sede se situava em Liverpool, Inglaterra, mas foi construído em Belfast, na Irlanda do Norte, em 1910. Na época, uma campanha publicitária divulgada através de folhetos e anúncios em jornais dizia que o navio foi construído com a tecnologia mais avançada da época, e que era impossível que ele afundasse. Com o objetivo de causar grande impacto, um desses anúncios chegou a informar que "nem Deus seria capaz de afundar o Titanic". Seu lançamento oficial ocorreu no dia 31 de maior de 1911, mas sua viagem inaugural  foi também a única, e não chegou ao destino. 
Na noite de 14 de abril de 1912, o navio zarpou da cidade inglesa de Southampton com destino a Nova York, nos Estados Unidos. A bordo, entre convidados (artistas famosos, políticos, etc.) e famílias viajando em férias, e também incluindo a própria tripulação, havia 2.240 pessoas. Eram cerca de duas horas da madrugada do dia 15 quando o Titanic, navegando em águas do oceano Atlântico, chocou-se com um imenso iceberg. A gravidade da avaria não foi percebida de imediato, mas cerca de duas horas depois o navio dividiu-se ao meio e afundou. Das 2.240 pessoas, morreram no naufrágio 1.523. Um dos supostos motivos para tantas mortes era o de que não havia barcos salva-vidas suficientes para todos. O fato é que sobreviveram apenas 717 pessoas, ou seja, pouco mais de 30% das que viajavam. 
Por um longo período a partir da  data do acidente, jornais de todo o mundo divulgaram reportagens e artigos sobre as possíveis causas do acidente. Nenhuma confirmação, mas muitas especulações, o que gerou muitas lendas sobre o caso. Entretanto, o acidente aconteceu e os números de pessoas que estavam a bordo e de pessoas que morreram eram reais. Em 1985, uma equipe de mergulhadores encontrou os restos de um transatlântico no local onde se considerava provável que o Titanic havia afundado. Pouco tempo depois, foi confirmado que eram mesmo restos do famoso transatlântico inglês.  

Fontes: Almanaque Abril - Editora Abril, São Paulo, SP
The World Almanac - Lion Publishers - Estados Unidos e Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.