- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

quinta-feira, 13 de maio de 2010

A importância do "pão nosso de cada dia"

Para permanecermos vivos,
precisamos de um constante suprimento de energia.
É a ele que costumamos chamar de
"alimentação".

Todo ser vivo consome algum tipo de alimento que lhe forneça os elementos necessários à sua subsistência e ao exercício de suas atividades. Mesmo os menores seres vivos do mundo - os micro-organismos - necessitam de alimentação e até tem preferências por determinados alimentos. Em suma, todos dependem a nutrição. Porém "nutrição" não é o mesmo que "alimentação". De forma resumida, podemos dizer que a alimentação tudo que envolve o ato de comer, enquanto a nutrição é o conjunto de ações do organismo (humano ou não) que visam obter um aproveitamento saudável de substâncias provenientes do que se come. 
Segundo informações sobre a história da humanidade, os primeiros seres humanos coletavam vegetais, frutos e raízes que encontravam nas florestas e os ingeriam em estado natural. Porém o instinto e a necessidade de sobrevivência aos poucos obrigaram a espécie humana a buscar outras alternativas alimentares, e assim surgiram os primeiros caçadores. A carne animal passou então assumiu o papel principal em sua dieta. Aprendeu a criar cabras, ovelhas e vacas e então passou a beber leite. No período paleolítico, descobriu os cereais, construiu os primeiros arados e então surgiram os primeiros agricultores. 
O domínio da agricultura permitiu aos humanos o abandono da vida nômade, e então eles passaram a se organizar em sociedades fixas chamadas tribos, vivendo em aldeias. A partir daí eles começaram a dominar a técnica de produção de objetos de cerâmica, como as vasilhas - ou "panelas de barro" - que possibilitavam guardar e cozer alimentos. Os primeiros tipos de comércio, realizados através de trocas de objetos, de produtos e de oferta de trabalho, trouxeram novas formas de se obter os alimentos necessários. Iniciou-se assim a diferenciação das profissões.

Os estudos científicos

Foi a partir do século XVIII que a alimentação passou a ser estudada cientificamente. Nessa época o físico químico francês Antoine Lavoisier (1743-1794) comprovou que a temperatura interna do corpo era resultante da combustão ou queima dos alimentos no organismo. Pouco tempo depois, estabeleceu-se um sistema de medida da temperatura interna - ou calor interno: a "caloria". Uma caloria é a quantidade de calor necessária para elevar um grama de água sob pressão normal à temperatura de 1 grau centígrado.
Diariamente, ao mesmo tempo em que nascem milhões de células em seu corpo, morrem outros milhões. Isto elimina muitos gramas de substâncias e faz com que você sempre perca matéria ou peso. Consequentemente você precisa de alimentos que forneçam energia (alimentos energéticos) e matéria (alimentos plásticos) ao seu corpo. Existem vários grupos de alimentos nutritivos, sendo os mais conhecidos os glicídios, os lipídios, as proteínas, a água, a celulose, o oxigênio (*) e as vitaminas.
Do ponto de vista alimentar, a vida depende do equilíbrio entre a energia que o corpo gasta para manter os processos vitais e a energia que o corpo recebe através desses grupos nutritivos. A energia recebida gera calor, que é uma forma de energia necessária para o organismo manter sua temperatura média de 36 graus centígrados. Por isto, uma pessoa geralmente sente um "suor frio" após ficar muito tempo sem alimentação, pois isto reduz suas capacidades físicas e mentais. Esse calor é medido em quilocalorias (Kcal) e é causado pela combustão ou queima de substâncias dentro do corpo. 
É dessa queima que provém a transformação química dos alimentos para manter o organismo aquecido e em funcionamento adequado. Os lipídios são queimados para produzir energia sob a forma de calor enquanto os excessos são armazenados sob a forma de tecidos gordurosos. A queima dos glicídios produz principalmente energia muscular, e seus excessos também se tornam tecidos gordurosos. Logo depois de serem ingeridos, os glicídios se transformam em glicose, substância que é absorvida pelas células. 
As proteínas são importantes para a formação da massa muscular, dos ossos e de tecidos não gordurosos, além de constituírem reservas de energia. Os minerais e a água são alimentos reguladores, não fornecem energia. As vitaminas, além de serem essencialmente reguladoras, organizam a assimilação dos outros grupos. Portanto, a saúde das pessoas e dos seres vivos em geral é mantida graças à combinação entre as funções energéticas, plásticas e reguladoras proporcionadas pelos alimentos.   



(*) "Alimento" não é apenas o que se come, é qualquer coisa que venha do ambiente externo e é aproveitado internamente pelo organismo do corpo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.