- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

terça-feira, 25 de maio de 2010

A importância dos detalhes

A história se passa em 1861. Após o fim da Guerra Civil dos Estados Unidos, Ethan faz uma visita a seu irmão, que vive num rancho do Texas com a esposa, dois filhos e duas filhas. A menor das crianças é Deborah, uma menina de oito anos. Após abraços, trocas de palavras demonstrando o sentimento de saudades e a alegria de todos devido ao reencontro inesperado, a pequena Deborah pergunta ao tio Ethan se ele trouxe alguma coisa para ela. Elizabeth, a mais velha, já uma moça namorando um jovem, censura a irmã por ter feito tal pedido. Deborah, então, explica a Elizabeth e ao tio que não está apenas pedindo um presente para ela, dizendo: "É que não sei se verei o Tio Ethan de novo depois que ele for embora. Então, quando eu for adulta, quero ter algo como lembrança de que ele veio nos ver quando eu era pequena."
Ethan não trouxe presentes para ninguém. Mesmo assim, por ter entendido o que a menina quis dizer, foi até o alforje que trouxe em sua viagem, retirou dele um objeto que muito prezava - uma fita com uma medalha de honra ao mérito - e se sentiu feliz ao entregá-lo a ela. Elizabeth, sorrindo, ajudou Deborah a colocar a fita em volta do pescoço, com a medalha sobre o peito. A menina reagiu como se tivesse recebido o melhor presente de toda a a vida.
As cenas acima descritas são o início do filme norte americano "The Searchers" ("Os Procuradores"), que no Brasil recebeu o título "Rastros de Ódio". A produção foi realizada em 1963 sob a direção de John Ford. Ethan, o personagem principal, foi interpretado por John Wayne. "Deborah" - depois já adulta - era Nathalie Wood (mais tarde, esposa do francês Alan Delon) em início de carreira. 
O filme está à disposição dos internautas no Youtube. O que me chamou a atenção foi o destaque dado ao momento em que a menina explica à irmã e ao tio o motivo de seu pedido. Somente depois que conheceram os detalhes da explicação da criança, os adultos puderam entender o que ela realmente queira. Eis aí a importância dos detalhes. 
Uma molécula de água é apenas um pequeno detalhe, mas sem ela os oceanos, os rios, os lagos, as lagoas e a atmosfera não poderiam existir. Sem a existência da água, tão fundamental para nossa existência, nós não viveríamos. O todo só existe porque é composto pelas partes, às quais muitas vezes nos referimos apenas como "pequenos detalhes". Ou seja: há detalhes que são tão importantes que deles depende a nossa vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.