- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Festa da Penha: ótimas recordações!

Como revela a reportagem no vídeo, o Dia de Nossa Senhora da Penha é tradicionalmente comemorado pelos católicos do Espírito Santo na primeira segunda-feira após a Semana Santa. Mas as comemorações festivas começam na sexta-feira, com shows de artistas locais e e de renome nacional e várias outras atrações religiosas e não religiosas. Antes disso, acontece no "Campinho", um pátio no alto do morro da Penha, próximo ao convento, acontece o Oitavário - celebrações de missas durante os oito dias que antecedem o Dia de Nossa Senhora da Penha.
O ápice da comemoração religiosa é a missa celebrada sempre pelo Arcebispo de Vitória, a partir das 16 hs, no dia propriamente dito, consagrado à santa, que também marca o encerramento oficial da festa. Esse feriado tem, para mim, um significado muito importante por duas razões. 
Em 1996, como repórter, participei da cobertura da festa pela Rádio Vitória, ao lado de grandes radialistas e repórteres que até hoje são grandes amigos meus, entre eles Paulo Duarte e Mauri Cardoso. Naquela época, a rádio era dirigida por outro grande amigo, Osvaldo Amorim. Lembrando que a transmissão da Festa da Penha tem sido realizada através das emissoras de rádio havia vários anos graças a uma iniciativa do radialista Darcy Castelo Mendonça (mais conhecido como "Castelo Mendonça"), falecido há algumas décadas, nossa equipe realizou uma homenagem a ele entregando um troféu com seu nome ao seu filho. O rapaz chorou, nós também nos emocionamos. Do céu, veio uma chuva fina, suave. Os microfones em nossas mãos nos davam leves sensações de choques de vez em quando, mas isto não impediu o bom desempenho da equipe. "É como se o céu chorasse", alguém disse - não me lembro quem. 
Na segunda ocasião, atendendo a um convite dos organizadores da festa, participei como cantor. Foi em 2003. Ao final da missa, acompanhado pelo som de um teclado eletrônico (infelizmente não me lembro do nome do instrumentista), cantei "Creio em Ti" (versão da canção americana "I Believe"), a "Ave Maria" de Guinaud e a "Ave Maria" Shwbert. Minha emoção veio quando me vi sendo carinhosamente aplaudido pelas pessoas que assistiram à missa - soube no dia seguinte, pelos jornais, que eram pouco mais de 50 mim pessoas. 
Mas a emoção não parou por aí: Após o tradicional transporte da imagem da Santa para o interior do convento por uma equipe do Corpo de Bombeiros, dando-se finalmente todos os eventos como oficialmente encerrados, desci a ladeira juntamente com as outras pessoas. Foi aí que uma senhora, chorando emocionada, aproximou-se de mim, abraçou-me e me disse: "Obrigada pela emoção que me causou". E me beijou o rosto. 
Naquelas duas ocasiões, a missa principal ainda foi celebrada por D. Silvestre Scandian, no alto do morro da Penha, próximo ao convento. Desde alguns anos, devido ao sempre crescente número de participantes, a celebração acontece no Parque da Prainha, na sede do município. Mas aquelas duas cerimônias se tornaram, para mim, inesquecíveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.