- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O que é "totalitarismo"?

 O dicionário de língua portuguesa mais recomendado no Brasil - o "Aurélio" - informa que "totalitarismo" é um "sistema de governo totalitário". e que "totalitário" é um "governo, país ou regime em que um grupo centraliza todos os poderes políticos e administrativos. Se estas definições estiverem corretas, existe muita gente por aí usando a internet e falando em "totalitarismo" sem ter conhecimento do significado de tal palavra.
Percebi isto a partir do momento em que eu fiz, numa página do Facebook, um comentário sobre o hábito de fumar (cigarros, charutos, cachimbos ou o que quer que seja) e sobre a lei implantada por José Serra na capital de São Paulo, proibindo o hábito de fumar em locais fechados. Não defendo Serra como candidato à presidência da República, como não defendo nenhum de seus concorrentes, pois creio que nenhum deles corresponde às minhas expectativas. No entanto expressei minha opinião de que a lei se faz necessária, não somente em São Paulo como em todo o país, já que infelizmente é grande o número de fumantes que não demonstram o menor respeito pelos não fumantes. Penso que se um fumante, estando perto de você, lhe pergunta "Você se incomoda se eu acender um cigarro?", tentando parecer que respeita você, interpreto isto como um "falso respeito": se ele realmente respeitasse você, não perguntaria: simplesmente não fumaria. Sempre que me fazem esta pergunta, eu digo "sim", pois sempre uso minha sinceridade.
Chamam de "totalitarismo" o fato de ser implantada uma lei que, se respeitada, pode trazer benefícios à saúde dos não fumantes e dos próprios fumantes. Se isto é totalitarismo, considero muito mais totalitária a atitude de uma pessoa que, mesmo sabendo que o cigarro prejudica sua própria saúde, troca a possibilidade de uma vida mais saudável pelo ilusório "prazer" que dura apenas alguns minutos - porém, minutos que são suficientes para causar doenças graves inclusive para quem não fuma. Essas pessoas não param para pensar no quanto é desagradável, para um não fumante, ter que suportar o terrível "bafo" de quem fuma (os fumantes acham que não tem, mas sempre tem) e o desconforto de, durante e após um dia de trabalho,  ficar com a roupa impregnada pelo fedor causado pelos cigarros por causa de um vício que ele não tem.
Existe uma outra coisa que eu creio que os fumantes precisam entender: para os não fumantes, é difícil acreditar que eles queiram de fato respeitar os direitos dos outros, porque eles mesmos demonstram que não respeitam nem seus próprios pulmões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.