- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Uso de Computador de Forma Inadequada Pode Causar Morte

Se você usa o computador por mais de uma hora 
sem intervalos e sem se preocupar com a forma correta de se sentar,
você corre sério risco de ser vítima de uma trombose.

Fala-se muito em problemas causados pelo uso inadequado do computador por crianças e jovens, mas na verdade eles atingem pessoas de qualquer idade. Isto acontece devido à oferta e à facilidade cada vez maiores do uso de redes sociais como o Orkut, o Sonico, o Facebook, o Twitter, os jogos online, etc. Os médicos alertam que isto pode provocar doenças em várias partes do corpo devido ao tempo excessivo do uso da máquina, à claridade da tela do computador, à má postura na cadeira, ao uso de cadeiras inadequadas para uso de computador e vários outros fatores. 
Entre os principais problemas apontados pelos ortopedistas, está a cifose, problema que ocorre quando as primeiras vértebras da coluna são submetidas a uma curvatura maior do que a normal devido à postura inadequada na cadeira. O ortopedista Akel Nicolau Akel Júnior, um dos médicos mais renomados de Vitória (ES), aconselha que o usuário de computador não passe de duas horas de uso sem intervalo. Os médicos em geral alerta que, para evitar qualquer tipo de problema, deve-se fazer um intervalo de pelo menos 10 minutos após cada uma hora de uso do computador. 
Entretanto, os problemas causados pelo computador não se limitam apenas ao tempo de uso. O clínico geral Alaor Pavesi alerta que quem usa o computador até altas horas da noite corre o risco de se tornar vítima de uma doença que costuma ser muito mais grave do que se imagina: a insônia, que não causa apenas falta de sono, mas uma série de outros problemas provenientes de mudanças no organismo, inclusive hipertensão (pressão sanguínea constantemente alta). O endocrinologista Albemar Harrigan acrescenta que, no caso dos jovens e das crianças, a falta de sono desestabiliza o metabolismo e compromete a produção de hormônios, especialmente os responsáveis pelo crescimento. 
                                                                  
Risco de trombose

Uma pessoa que costuma ficar sentada por várias horas numa mesma posição corre sério risco de se tornar vítima de uma trombose. É o caso do usuário do computador, seja criança, jovem ou adulto, masculino ou feminino. O presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, José Marcelo Corassa, diz que isto provoca inchaços nas pernas e dificulta a circulação do sangue. 
A trombose é um forte coágulo causado pelo excesso de "corpos estranhos" - ou, como se diz popularmente, "sujeiras" - no sangue. Quando o sangue não circula como deveria, essas "sujeiras" se acumulam em vários pontos, impedindo a passagem normal do sangue e podendo causar até mesmo uma embolia pulmonar que pode causar a morte. 

Fontes: 
  • Jornal "A Tribuna" (Vitória, ES) - edição de domingo, 19 de setembro de 2010.
  • Revista "Ciência Hoje", edição nº 32, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) - Rio de Janeiro, RJ.

             

2 comentários:

  1. Nossa, pensei eu, que esse poste aqui traria algo de novo, mas... isso todo mundo sabe e é uma das coisas inevitavél em nossas vidas, claro é sempre bom o alerta! mesmo já tendo que conviver com escolioze, artroze e graças as Deus menos trombose ainda mesmo assim é legal estarmos atenados a, postura e a esses risco que estmos esposto a corre da forma inadequanda do computador.

    ResponderExcluir
  2. O problema, Crizmara, é exatamente este. Como você mesma diz, muita gente sabe, mas ainda assim não se cuida. E quando decide tomar cuidado, provavelmente já é tarde. Por isto, o alerta dos médicos é sempre importante, mas é mais importante ainda que as pessoas se cuidem.
    Obrigado pela sua participação.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.