- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O que é o Conhecimento?

"O essencial é invisível aos nossos olhos." Se você já leu "O Pequeno Príncipe", o famoso livro de Hilaire Saint Exupery, talvez você se lembre que está foi a frase dita pela raposa ao Pequeno Príncipe. Ela significa que raramente percebemos as coisas realmente mais importantes que acontecem ao nosso redor. Ao mesmo tempo, sentimos, no mais profundo do nosso íntimo, uma necessidade vital de percebê-las.
A história da humanidade é uma comprovação disso. Ela é, em sua essência, também a história da curiosidade humana. Incentivada pela constante busca por respostas e pelo desejo humano de dominar o universo, a curiosidade se torna cada vez mais necessária para nossa própria sobrevivência. Nossos conhecimentos são resultantes do nosso desejo natural e profundo de dominar a realidade, e por isto eles dominam o nosso desenvolvimento. 
O conhecimento é um acúmulo de informações obtidas por meio de experiências, formação, observação ou investigação. De forma mais resumida, podemos dizer que o conhecimento é o entendimento de um processo ou uma técnica. Para que o conhecimento possa ser gerado, precisam ser considerados três elementos fundamentais: O sujeito, o ser ou fenômeno e a imagem. O sujeito pensa, reflete e sistematiza o que aprendeu sobre o que existe e o que acontece no universo. O ser ou fenômeno centraliza seu interesse sobre a curiosidade do sujeito. A imagem é a representação dada pelo sujeito ao ser ou fenômeno. 
Cada um de nós é uma peça determinante de todo esse processo. Não podemos nos contentar com uma simples aprendizagem obtida por meios de algumas informações vindas da realidade. Precisamos frequentemente estabelecer relações, comparar, analisar e generalizar as informações, pois se por um lado a realidade é fonte dos conhecimentos, por outro ela é também seu objetivo. Nossos conhecimentos retornam à realidade para torná-la mais aceitável e mais adequada às nossas necessidades. 
No entanto, quanto mais adquirimos conhecimentos, dominamos mais a realidade e a transformamos constantemente. Isto faz com que tenhamos sempre novas necessidades, e é desse ciclo vicioso que nasce o que chamamos de "ciência". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.