- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Como é possível saber o dia e a hora em que o verão começará?

Os noticiários estão informando
que o próximo verão 
começará no próximo dia 21.
Quando isto acontece, 
muitas pessoas duvidam
que seja possível 
prever a data de início do verão
ou de qualquer outra estação.
Mas credite: é possível prever a data e o horário. 

O apresentador de um noticiário da televisão anuncia: "O verão começará amanhã às oito horas e trinta e cinco minutos." 
Você já deve ter visto isto várias vezes. E provavelmente já duvidou dessa previsão feita com tanta exatidão, certo? Acredite ou não, o fato é que o início de qualquer estação acontece com datas e horários certos e previstos, sim, e quase sempre ocorrem com a mais absoluta precisão. 
Isto acontece graças a um fenômeno natural chamado "solstício" - o momento exato em que os raios do sol incidem verticalmente sobre os trópicos de Câncer ou de Capricórnio. Esses trópicos são duas linhas paralelas que representam a trajetória aparente da projeção do sol sobre a superfície da Terra. Quando o solstício de verão acontece, o período diurno se torna mais longo, e a noite, consequentemente, mais curta. Quando ocorre o de inverno, o período diurno é mais curto e a noite é mais longa.
Na verdade, os dois solstícios sempre ocorrem ao mesmo tempo. A variação depende de cada uma das duas grandes regiões do planeta (Hemisférios Norte e Sul) vista como referência. Nos países do Hemisfério Norte (Estados Unidos, por exemplo), o solstício de verão ocorre em 21, 22, 23 ou 24 de junho. No mesmo dia e no mesmo instante, no Hemisfério Sul, onde está o Brasil, ocorre o solstício de inverno. No Hemisfério Norte, o solstício de inverno ocorre por volta do dia 22 de dezembro, ao mesmo tempo em que acontece o de verão no Hemisfério Sul. O fenômeno tem esse nome - "solstício" - por estar relacionado ao sol.
Se o solstício de verão faz com que a luz do dia demore um pouco mais e o período noturno seja menor, o solstício de inverno provoca o contrário. Na maioria das vezes o fenômeno ocorre no dia 24 de junho, quando no Brasil se homenajeia São João. Por esta razão, costuma-se dizer que a noite de São João é a mais longa do ano no Brasil. Por outro lado, nos Estados Unidos se diz que na data de 22 de dezembro ocorre o período diurno mais longo e a noite mais curta do ano. Aqui, na mesma data, ocorre o contrário.

Como se faz a previsão?
Os solstícios estão relacionados aos equinócios. O equinócio é o ponto em que a Terra se encontra em sua trajetória em torno do sol de modo que o período diurno seja igual ao noturno. Isto sempre acontece duas vezes por ano, entre 20 e 24 de março e entre 20 e 24 de setembro. Ou seja, cada equinócio (de verão ou de inverno) ocorre exatamente três meses antes de cada solstício. Quando isto acontece, os raios do sol incidem exatamente sobre a linha do equador. Nesse momento, usando instrumentos óticos adequados, os astrônomos acompanham detalhadamente as posições que o sol aparentemente assume em relação à Terra - apenas aparentemente, pois na realidade é a Terra que sofre uma inclinação de seu eixo em relação ao sol. Essas posições são efeitos dos movimentos da Terra em torno do sol (translação) e de seu próprio eixo (rotação). Ou seja, o planeta sofre uma inclinação em relação ao Sol de forma que a linha do equador seja verticalmente atingida pelos raios solares. Os cientistas calculam o ângulo dessa inclinação e relacionam esses dados a vários outros, aliando-os a certos cálculos matematicamente precisos. Com a utilização de aparelhos de tecnologia avançada, astrônomos e matemáticos atuam juntos e efetuam as previsões sempre com sucesso.

Referências:
  • The World Almanac - World Almanac Books - New Jersey, EUA
  • The Universal Almanac - Andrew and McMeel Publishers - Kansas City, Missouri, EUA
  • Minidiconário Aurélio - Editora Nova Fronteira - São Paulo, SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.