- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

sábado, 26 de março de 2011

Melhor garantia de defesa de seu computador: VOCÊ!

Sabe qual é a melhor garantia de evitar 
vírus e golpes pela internet?
Você mesmo.

O "mundo virtual" faz parte do "mundo real", e por isto é real também.  Tanto num como no outro, existem coisas boas e ruins, pessoas ótimas e péssimas, gente honesta e gente desonesta.  Portanto, o uso do melhor antivírus que você puder instalar em seu computador é altamente recomendável. Mas lembre-se: nenhum antivírus garante proteção total. A melhor proteção possível depende muito mais da própria pessoa que usa a máquina. 
Mas veja bem: eu disse que o uso do antivírus não é suficiente, mas é muito importante. Ele funciona como um escudo protetor, mas precisa estar sempre atualizado. Não confie totalmente nas atualizações automáticas: elas nem sempre acontecem, e quando ocorrem, há um determinado período de dias ente uma atualização e outra. Para garantir a eficiência, é melhor você mesmo verificar e providencia a atualização, pois o índice de golpes pela internet por dia está cada vez maior, e sempre há novos tipos de golpes. 
Eu também disse que, para evitar de ser vítima de golpes, isto depende mais do usuário do que do sistema de defesa instalado no computador. Por exemplo, é bom não abrir links recebidos através do e-mail e de sites de relacionamento se você não tiver certeza da procedência dos mesmos. Mesmo que tudo indique que o link tenha sido mandado por alguém que você conheça, antes de abri-lo telefone para essa pessoa ou envie-lhe um e-mail ou qualquer tipo de mensagem perguntando-lhe se se aquele link foi realmente enviada por ela, e não o abra antes de receber a resposta mesmo que esta não seja dada no mesmo dia. 
Tenha muito cuidado ao receber mensagens informando que você está recebendo um link ou outra forma qualquer de visualizar imagens. Seja por e-mail ou por sites de relacionamento - Orkut, Facebook, etc. - todo cuidado é pouco. Não o abra se você não tiver certeza de que pode confiar na pessoa que enviou. Mesmo porque, usando de boa fé, aquela pessoa pode estar lhe enviando um vírus sem que ela mesma saiba disto. É o que pode acontecer se o computador da pessoa que enviou a mensagem estiver com o vírus sem que ela saiba. 
Só acesse contas bancárias e outros arquivos importantes para você e só faça compras via internet usando o seu próprio computador. Nunca use o computador de outra pessoa pata suas finalidades altamente pessoais. O dono do computador pode ser seu melhor amigo ou a melhor pessoa do mundo, mas a máquina pode estar com muitos vírus sem que ele saiba disso. 
Além do antivírus, é importante também manter um excelente "firewall" ativado durante a conexão. O nome já indica tudo: é "muro de fogo" em inglês. A ideia é: "se pular um muro comum já é difícil, imagine pular um muro de fogo". No caso da internet, o firewall   funciona como um muro ou uma parede ("wall" significa "muro" ou "parede") quase intransponível entre o computador e a internet. Controla não somente o que é recebido pelo seu computador, como também tudo que é emitido a partir dele.
Entretanto, lembre-se sempre que, apesar de toda essa proteção tecnológica, ainda é preciso que você mesmo tenha o mais absoluto cuidado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.