- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

segunda-feira, 28 de março de 2011

Regras de Etiqueta para Uso da Internet, celulares e smartphones

Se você pensa que,
só porque o blogue, o site,
a página no site de relacionamento
são seus 
ou o grupo social
foi criado por você,
isto lhe dá o direito de publicar o que quiser, 
está muito enganado.
Na internet, assim como na vida em geral, 
existem regras.
E as regras existem porque, 
quer você queira ou não, 
são necessárias. 

Regras de etiqueta podem parecer coisas sem sentido ou mesmo inúteis para muita gente. Entretanto, elas tem sua razão de existir e são utilíssimas: a desobediência a qualquer uma delas pode deixar uma pessoa numa situação muito mais difícil do que ela possa imaginar, em relação à sociedade em que vive - e da qual sua sobrevivência depende. 
Seguir regras sociais, principalmente as de etiqueta, é uma atitude que influencia profundamente no sucesso profissional e pessoal de qualquer pessoa. Na internet, a situação não é diferente. Mário Persona, um dos mais conceituados consultores empresariais do Brasil, e que também é professor de cursos de nível superior, conta que uma de suas alunas foi demitida da empresa para a qual ela trabalhava porque publicou em seu perfil no Orkut uma fotografia com várias garrafas de bebida alcoólica vazias. A razão é bem simples: a foto dava a muitas pessoas a impressão de que ela "bebia todas", como se costuma dizer popularmente, e nenhuma empresa quer e nem pode manter entre seus funcionários uma pessoa que cause tal impressão. 
Portanto, não somente pelo seu próprio bem, como também para evitar constrangimentos a outros usuários, todo usuário da internet deve seguir determinadas regras. Existem muitas, e seria necessário um artigo muito longo para citar todas. Entretanto, existem mais algumas que são altamente recomendáveis. Na relação a seguir, estão 12 que são muito importantes quanto ao uso de celulares, smartphones e da internet, mesmo em casa.

  1. Você está num restaurante ou numa sorveteria, lanchonete, bar, etc. Você tem um smartphone, mas ele fica apertado no bolso da calça e não consegue ouvi-lo quando ele está dentro da bolsa. O ideal é você usar uma calça com um bolso maior. Colocar o aparelho sobre a mesa? Nem pense nisto - principalmente se você estiver participando de um almoço um jantar. Neste caso, vale o mesmo conselho dado para o uso de telefone celular: o melhor, mesmo, é manter o aparelho desligado.
  2. Estudos estatísticos revelam, tanto através de telefonia celular como pela internet, são muito mais usados os tráfegos de dados do que os de voz. Ou seja, as pessoas se comunicam muito mais por mensagens digitadas. Embora estejam sendo criados serviços de e-mail com capacidade cada vez maior de acúmulo de mensagens, muitos computadores ficam "lentos" por causa do excesso de carga contida nas caixas de mensagens dos computadores receptores. Além disto, as pessoas que recebem as mensagens trabalham, estudam e têm outras ocupações mesmo em casa, que nem sempre a pessoa que envia as mensagens imagina. Portanto, envie mensagens apenas se forem absolutamente necessárias ou urgentes. Se quiser enviar mensagens que não sejam desse tipo, faça-o apenas de vez em quando, e mesmo assim elas devem ser muito breves, com pouquíssimas palavras.
  3. Você está numa reunião, ou numa conferência, numa palestra, etc. e recebe um SMS. Só responda imediatamente se for urgente e você não tiver outra alternativa. Se não houver urgência, envie a resposta depois do fim da reunião ou da conferência, palestra, palestra, etc. O simples fato de você retirar o aparelho do bolso ou da bolsa já desvia a atenção de outras pessoas que estiverem perto. Portanto, evite mais inconveniências. Se precisar atender a uma chamada de celular, saia sem falar - fale ao telefone apenas quando já estiver fora da sala. 
  4. Você está num cinema ou num teatro, mas está aguardando uma chamada urgente. A chamada acontece: você deve atender, ou sair para atender. Bem, aqui é preciso usar o bom senso: se você recebe a chamada sem estar esperando por ela, saia do cinema ou do teatro para atender, pois pode ser algo urgente. Se você aguarda por uma chamada urgente, deixe o cinema ou o teatro para outro dia e aguarde a chamada em casa.
  5. Você participa de um grupo no Facebook ou em outro site de relacionamento qualquer e quer fazer uma crítica contra o que outra pessoa publicou. Ou ainda, quer responder a uma publicação que lhe tenha causado desagrado, ou que você considerou como uma ofensa, etc. Não publique seu comentário ou sua resposta na página do grupo nem no perfil da pessoa de modo que sua publicação possa ser vista por outras pessoas. No Facebook, por exemplo, acesse o perfil da pessoa, clique em "enviar mensagem" e envie sua mensagem apenas particularmente. Assim você evitará de expor a pessoa e de se expor demais. 
  6. Você tem o direito de excluir pessoas de sua lista de relacionamentos, como no caso do Facebook. Entretanto, qualquer que seja o caso, tem a obrigação ética de explicar à pessoa por que você a excluiu. Para isto, siga o mesmo exemplo anterior: acesse o perfil da pessoa, clique em "enviar mensagem" e lhe envie a explicação apenas particularmente. 
  7. Nos sites de relacionamento, no seu próprio perfil, nos seus blogues, nos websites, em qualquer comentário, nas mensagens ou seja como for, nunca use palavrões ou termos chulos. Para você, eles podem não parecer nada demais, mas é preciso lembrar que você não publica para você mesmo ler, publica para outras pessoas, que podem se sentir constrangidas com o que lerão e tem esse direito. Você tem a obrigação de respeitá-las. 
  8. Você leu um artigo num blogue e o achou desrespeitoso. Comente fazendo sua crítica, você tem esse direito. Porém, ao escrever seu comentário, não o faça de forma ofensiva. Lembre-se que o autor do blogue tem todo o direito de expressar a opinião dele sobre qualquer tema. Você não tenha que concordar com ele, mas ao fazer seu comentário, faça-o de forma não agressiva, pois se o fizer, é você, e não o autor do artigo, quem está sendo grosseiro tanto em relação a ele quanto em relação a outros leitores que visualizarão o que você publicou.
  9. Evite piadas de português, de negros, pornográficas, de bêbados, etc. As piadas de bêbados podem parecer engraçadas (são contadas até em programas de TV), mas não são nada engraçadas para pessoas que tem em suas famílias alguém com problemas de alcoolismo, que é um caso muito sério. A internet é uma rede internacional; portanto, não há necessidade de piadas de português, de italiano, etc., e é fundamental evitar comentários como "o norte-americano é arrogante", "os alemães são racistas", "os argentinos são isto ou aquilo". Lembre-se que a arrogância, o racismo e outras coisas negativas e até nocivas existem em pessoas de qualquer nacionalidade, em qualquer lugar do mundo. Não custa nada e é muito importante respeitar todos. 
  10. Cuidado com as fotografias que você expõe. Se a fotografia foi obtida durante uma festa de casamento, de aniversário, quando você assistia a um show, num local público (rua, praça, etc.), e você que expô-la no Facebook ou em qualquer outro espaço na internet, tenha o cuidado de observar se na mesma aparecem pessoas que você não conhece. Você não tem o direito de expor na internet imagens pessoas sem a autorização delas. Essa mesma regra é válida quanto à exposição de vídeos.
  11. Você quer baixar e ouvir uma música na internet, mas na mesma sala tem gente que não gosta desse tipo de música, ou está estudando, lendo alguma coisa ou assistindo à TV. Em casos assim, você tem duas opções: ou usa um fone de ouvido para somente você ouvir a música (ou o que quiser ouvir), ou escolha outro momento para ouvir sem incomodar outras pessoas. Você tem direitos, mas seus direitos acabam no ponto em que começam os dos outros. 
  12. Você participa de um grupo na Internet. Foi adicionado por um amigo ou você mesmo pediu a adição. Quer publicar algo no grupo? Primeiro, observe se o grupo tem regras e obedeça-as. Segundo, verifique cuidadosamante o que costuma ser publicado pelas outras pessoas e busque seguir a mesma linha. Se você participa de um grupo, pode publicar o que quiser, mas desde que sua publicação não fuja à regra geral do grupo. Caso você não concorde com isto, não há razão para você participar do grupo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.