- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Imagens parecidas com as de Jesus, um Anjo, Maria com o Menino Jesus - tudo numa só imagem.

Confesso que não acredito em nenhuma das igrejas que existem por aí, acredito em Deus. Também não acredito nas tais "aparições de Nossa Senhora", que segundo muitas pessoas tem ocorrido em vários lugares no mundo. Quando ouço falar em milagres, aparições de Nossa Senhora, etc.,  busco primeiramente outras explicações, inclusive farsas - e no caso das aparições de Nossa Senhora, até hoje todas me parecem comprovadas como farsas. 
Entretanto, admito que há determinadas coincidências por aí. Eu mesmo encontrei oito delas nesta foto (1), que encontrei no Slide.com quando procurava por uma foto de qualquer lugar da Tarra obtida através de satélites. 

Jesus com uma pomba sobre o braço?


Logo que a vi, percebi nela alguns contornos que me pareciam desenhos. Usando recursos do Power Point e do Paint Brush, mudei a posição e coloquei traços mais visíveis sobre os que eu visualizava na imagem original. O resultado foi o que se vê na ilustração 2: uma figura do que parece ser Jesus sentado sobre uma pedra e com uma pomba descansando sobre seu braço direito. Publiquei isto no meu perfil no Facebook. Como era de se esperar, muitas pessoas fizeram muitos comentários. Quase todas garantiram que aquela era a imagem de Jesus, enquanto outras disseram era uma coincidência muito interessante.



Jesus com Maria, sua mãe, 
ou Maria Madalena?

Ao ver o desenho, um amigo meu observou um detalhe que eu ainda não tinha percebido. Ele viu o que considerou parecido com uma menina por trás da suposta imagem de Jesus. 
A princípio, achei que ele tinha razão. Cheguei a desenhar os contornos da "menina" e expus no meu perfil e no dele, no Facebook. Porém, mais tarde, observando um pouco mais, achei que a "menina" se parecia mais com a cabeça de uma mulher protegida por um véu - uma tradição feminina em Jerusalém na época de Jesus. Algumas pessoas poderão supor que talvez seja Maria Madalena, ou mesmo Maria, a mãe de Jesus.


Um anjo de costas?

Mas as coincidências não pararam por aí. Minha curiosidade continuou crescendo, e então utilizei o recurso "inverter cores", no Paint Brush, e obtive o que seria algo como o negativo da foto original, porém com uma acentuada tonalidade azul (4). Novamente, coloquei meus traços para evidenciar os contornos. 

Surgiu então o que parece ser a figura de um anjo de costas, recostado à pedra (5). Depois, coloquei a figura azul, sem os traços, na mesma posição da figura original (6). Pareceu-me surgir outra imagem, embora eu não conseguisse defini-la exatamente. 


A Virgem Maria 
com o Menino Jesus ao colo?

Mudei a posição, novamente acentuei os traços, e eis que apareceu a figura de uma mulher vestida como as mulheres de Jerusalém na época de Jesus, sentada sobre uma pedra, com um bebê ao colo (7). Maria com o Menino Jesus?




Jesus observado por um astronauta?


Novamente observai um pouco mais a foto original. Mudei mais uma vez a posição e visualizei uma nova figura semelhante à de Jesus, porém um pouco diferente da primeira vez (8). Vi também que a figura quase retangular, no quanto direito da parte mais alta da foto (esquerda do leitor), agora situada no canto esquerdo da parte mais baixa (indicado pela seta) surgia uma nova imagem. Os traços mais acentuados me pareceram revelar a cabeça de um homem com um capacete semelhante àqueles dos astronautas. Seria um astronauta olhando para Jesus? Seria uma indicação de que a imagem só pode ser vista por um observador que estiver no espaço, em órbita da Terra?
Tenho observado a mesma foto várias vezes, e a cada vez parece-surgir novas figuras - inclusive o próprio Jesus em posições diferentes, mas sempre sentado sobre a pedra.  Isto me faz lembrar outra coincidência: Jesus é visto como a pedra fundamental do cristianismo. A pedra nos faz lembrar também uma passagem do Novo Testamento, segundo a qual Jesus teria dito ao pescador Simão, a quem ele chamava de "Pedro": "Chamar-te-ei 'Pedro', pois tu serás a pedra sobre a qual edificarei minha igreja."

Conclusão:


Muita imaginação? Claro que sim. Usei de muita imaginação para tentar visualizar algo, mas sem esperar como seriam as imagens que surgiriam. Mas devemos lembrar que é sempre da imaginação que vem a concretização. Primeiro o arquiteto imagina como será construído, e posteriormente o edifício se torna realidade tal como ele imaginou. No caso dessas imagens, é claro que são coincidências, mas como nada acontece sem um motivo, mesmo as coincidências são sempre causadas por alguma coisa, e sempre acontecem por algum motivo e com alguma finalidade. 

2 comentários:

  1. Achei maravilhoso,gostei muito.
    Acho vc muito inteligente e adorei seu Blogger.
    Um abraço e muita Paz para voce.
    Sandra.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sandra!
    Grato pelos seus elogios, por seu apoio e por sua demonstração de carinho. Tenha um final de semana bem feliz, e que essa mesma felicidade se estenda por todos os dias de sua vida.

    Elias.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.