- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Novidade na internet: um site de relacionamentos que faz as pessoas saírem de casa

O Foursquare 
("Quadrangular" em inglês) 
já é sucesso nos Estados Unidos.
Até o presidente Barak Obama 
já aderiu a essa nova rede social
que já está chegando ao Brasil
e que não poderá ser usada 
em 
local de trabalho.

Você abre o site https://foursquare.com/ e logo encontra a página com o título "Foursquare" e as informações no cabeçalho: "Encontre seus amigos em qualquer lugar em sua cidade. Ganhe pontos desbloqueando emblemas e descobrindo coisas." Logo abaixo aparece um quadrângulo com a logomarca do governo dos Estados Unidos, com a imagem da Casa Branca, acompanhada por um convite: "Siga o presidente em Foursquare" - e um botão para você clicar e seguir o presidente , como no Twitter. Logo abaixo, surgem informações sobra as atividades mais recentes dos usuários. Evidentemente, tem também o botão "Subscribe Now" ("Inscreva-se Agora"), além de outras informações e instruções.

Qual é a diferença entre o Foursquare e outras redes sociais já existentes na internet? 
Abri o Foursquare para conhecê-lo melhor (não me inscrevi) e observei que, mais do que um site de relacionamento, ele é um serviço de geolocalização. Ou seja: permite que o usuário, através de seu celular, indique, por meio de um aplicativo, o local onde ele está, em qualquer ponto da cidade. Por esse aplicativo, surge uma lista de localização - ruas, praças, lojas, shoppings, etc. Ele indica o local onde está, decide se avisará os amigos ou não e se deseja que essa informação apareça no Twitter e/ou no Facebook ou não. No Foursquare, essa informação é chamada "check-in". 
O usuário pode criar uma rede de amigos com quem queira compartilhar seu "check-in". Quando seus amigos fazem seus respectivos "check-in", ele os acompanha na tela do aplicativo em seu celular. Ele pode também optar por receber os "check-in" dos amigos por e-mail. 
Afinal, qual é a grande utilidade do Foursquare.

Um jogo contra o sedentarismo

Na verdade o Foursquare é um jogo. Cada vez que o usuário chega a algum lugar, ele ganha pontos. Esses pontos se tornam um "ranking" entre ele e seus amigos e criam outro "ranking" para todos os usuários que estiverem na mesma cidade. O participante que esteve no mesmo local o maior número de vezes durante o jogo se torna o "prefeito" daquele local. Isto o obrigará a cuidar do lugar (no site, claro), podendo editar o endereço, a localização no mapa, adicionar uma categoria, etc. Quanto mais ativo ele for, maior será o número de "badges" - pequenos "troféus" virtuais - ele ganhará.
A utilidade do Foursquare reside no fato de que não é um site de relacionamentos em que o usuário fica sentado diante do computador. Portanto, ele poderá ser utilizado por quem estiver num local de trabalho. O participante precisa sair, andar pela cidade. Ou seja, é uma forma de combater o sedentarismo. 


As Desvantagens

No entanto, ao meu ver, o site não é para quem quer participar, mas para quem pode. Para uma pessoa passar tanto tempo indo de um lugar para outro em sua cidade para participar de um jogo, ela tem que estar de férias, aposentada ou aproveitando domingos e feriados. Não é um site indicado para quem trabalha ou estuda. 
Além disto, como é necessário usar o celular, o site é gratuito, mas a brincadeira é muito dispendiosa: gasta-se muito a carga da bateria e, certamente, pelas informações que eu obtive, não ficou claro se as conexões com os amigos via telefone são gratuitas ou são cobradas pelas operadoras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.