- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Foursquare - um site altamente perigoso para os usuários.


Visto como una novidade 
que já faz sucesso nos Estados Unidos,
o Foursquare ("Quadrangular" em inglês)
já tem adeptos no Brasil. 
Porém, 
vejo-o como o site de relacionamentos
mais perigoso da internet. 


Eu já tinha ouvido falar no Foursquare. Entre os comentários que ouvi, percebi que havia uma boa dose de polêmica: uns diziam que o site é interessante para certos profissionais. Outros, que é excelente para encontrar amigos pessoalmente. Porém, há os que também dizem que o site expõe demais o usuário, pois permite um elevado risco de invasão de privacidade e os expõe a perigos extremos. Após ter visitado o site para conhecê-lo melhor ( https://foursquare.com/ ), cheguei à conclusão de que aqueles que o consideram muito perigoso tem toda razão: é muito perigoso mesmo!
Após verificar as instruções no próprio site e as informações sobre ele publicadas no R7 ( http://www.r7.com/ ), verifiquei que não há informação alguma que garanta a segurança do usuário, que, para mim, corre inclusive risco de morte. Eu explico o motivo da minha conclusão. 
Há alguns dias, como vocês mesmos podem constatar, eu publiquei um artigo sobre o Foursquare, no qual mencionei o que as informações do próprio site e do r7 indicavam como utilidades, formas adequadas de utilizá-lo, etc. Em seguida, em minhas páginas no Facebook e no Linked In, sugeri que as pessoas com quem me relaciono o lessem. Depois, no Linked In, publiquei uma pergunta a ser respondida pelos usuários daquele site: "Você já conhece o Foursquare? O que você acha dele?". Durante sete dias, recebi várias respostas. A maioria delas veio de pessoas que o consideram divertido, profissionalmente interessante, e que permite que você localize seus amigos ou seja localizado por eles onde você estiver. Apenas duas pessoas perceberam - e creio que elas tem muita razão - o perigo que representa essa localização de "onde você estiver".  
Quando questionei sobre isto, um dos usuários do Linked In argumentou que, se nos preocuparmos com isto, veremos que todos os  sites de relacionamento oferecem perigos como este. Isto, não é verdade: no caso de um encontro real, utilizando sites como o Facebook, o Orkut ou outros, você só corre o risco de se encontrar com uma pessoa que você não conhece se você quiser. No Foursquare, a situação é bem diferente e bem mais perigosa.
O Foursquare tem como objetivo facilitar o encontro entre pessoas que moram ou estão numa mesma cidade. Para isto, permite que o usuário, através de seu celular ou I-Pod, utilize um aplicativo para indicar aos amigos conectados a ele o local exato em que ele está, em qualquer ponto da cidade. Acontece, porém, que essa mesma informação pode aparecer no Twitter ou no Facebook, e portanto pode ser visualizada por um imenso número de outras pessoas. 
O usuário pode optar para que essas informações não apareçam no Twitter ou no Facebook. Entretanto, isto não diminui os riscos, pois ele não tem como impedir que seus amigos, mesmo que sejam de sua confiança, estejam conectados com outras pessoas que ele não conhece, e que essas pessoas estejam conectadas a muitas outras pessoas que ele também nem sabe que existem. Aí está o perigo: se os amigos estão distantes, os inimigos podem estar bem mais próximos do que ele imagina - ou mesmo no próprio local em que ele está. O que garante ao usuário do Foursquare que isto não pode acontecer? Nada. Ele pode ser assaltado e ate mesmo espancado por estranhos com  intuito de assaltá-lo, coisa que já está acontecendo com frequência nas ruas, praças e até dentro de shoppings em todo o país. 
Um usuário do Linked In que demonstrou preocupação quanto a isto me disse, em sua resposta, que já havia começado a usar o Foursquare, mas desistiu quando ele percebeu a insegurança: ele viu, em seu I-Pod, a localização exata da residência de um usuário que ele não conhecia e que nem participava de sua rede de conectados.  Neste caso, portanto, o usuário do Foursquare coloca em risco a si mesmo, a família e os amigos. 
Uma informação no R7 - e também no próprio Foursquare - diz que até o presidente dos Estados Unidos participa do Foursquare. Claro, pois o site pode ser um instrumento interessante para a segurança dele. Através do site, terroristas, por exemplo, podem obter uma informação de que Barack Obama está num determinado lugar, mas obviamente esta informação seria falsa: ele estaria em outro, a quilômetros de distância do local indicado. Porém, para usuários comuns, é, ao meu ver, altamente perigoso. 

Você abre o site https://foursquare.com/ e logo encontra a página com o título "Foursquare" e as informações no cabeçalho: "Encontre seus amigos em qualquer lugar em sua cidade. Ganhe pontos desbloqueando emblemas e descobrindo coisas." Logo abaixo aparece um quadrângulo com a logomarca do governo dos Estados Unidos, com a imagem da Casa Branca, acompanhada por um convite: "Siga o presidente em Foursquare" - e um botão para você clicar e seguir o presidente , como no Twitter. Logo abaixo, surgem informações sobra as atividades mais recentes dos usuários. Evidentemente, tem também o botão "Subscribe Now" ("Inscreva-se Agora"), além de outras informações e instruções.

Qual é a diferença entre o Foursquare e outras redes sociais já existentes na internet? 
Abri o Foursquare para conhecê-lo melhor (não me inscrevi) e observei que, mais do que um site de relacionamento, ele é um serviço de geolocalização. Ou seja: permite que o usuário, através de seu celular, indique, por meio de um aplicativo, o local onde ele está, em qualquer ponto da cidade. Por esse aplicativo, surge uma lista de localização - ruas, praças, lojas, shoppings, etc. Ele indica o local onde está, decide se avisará os amigos ou não e se deseja que essa informação apareça no Twitter e/ou no Facebook ou não. No Foursquare, essa informação é chamada "check-in". 
O usuário pode criar uma rede de amigos com quem queira compartilhar seu "check-in". Quando seus amigos fazem seus respectivos "check-in", ele os acompanha na tela do aplicativo em seu celular. Ele pode também optar por receber os "check-in" dos amigos por e-mail. 
Afinal, qual é a grande utilidade do Foursquare.

Um jogo contra o sedentarismo

Na verdade o Foursquare é um jogo. Cada vez que o usuário chega a algum lugar, ele ganha pontos. Esses pontos se tornam um "ranking" entre ele e seus amigos e criam outro "ranking" para todos os usuários que estiverem na mesma cidade. O participante que esteve no mesmo local o maior número de vezes durante o jogo se torna o "prefeito" daquele local. Isto o obrigará a cuidar do lugar (no site, claro), podendo editar o endereço, a localização no mapa, adicionar uma categoria, etc. Quanto mais ativo ele for, maior será o número de "badges" - pequenos "troféus" virtuais - ele ganhará.
A utilidade do Foursquare reside no fato de que não é um site de relacionamentos em que o usuário fica sentado diante do computador. Portanto, ele poderá ser utilizado por quem estiver num local de trabalho. O participante precisa sair, andar pela cidade. Ou seja, é uma forma de combater o sedentarismo. 


As Desvantagens

No entanto, ao meu ver, o site não é para quem quer participar, mas para quem pode. Para uma pessoa passar tanto tempo indo de um lugar para outro em sua cidade para participar de um jogo, ela tem que estar de férias, aposentada ou aproveitando domingos e feriados. Não é um site indicado para quem trabalha ou estuda. 
Além disto, como é necessário usar o celular, o site é gratuito, mas a brincadeira é muito dispendiosa: gasta-se muito a carga da bateria e, certamente, pelas informações que eu obtive, não ficou claro se as conexões com os amigos via telefone são gratuitas ou são cobradas pelas operadoras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.