- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

quarta-feira, 28 de março de 2012

Afinal, para quê servem as redes sociais?

Em todo o mundo,
o numero de pessoas que usam
as redes sociais online está crescendo muito, 
e rapidamente.
No entanto,
especialistas em comportamento humano,
mercado de trabalho, etc.,  
dizem que é muito grande 
o número pessoas que utilizam as redes sociais
sem saber utilizá-las. 
Segundo eles,
isto não só as faz perder excelentes oportunidades
como pode prejudicá-las. 

Não é difícil percebermos o quanto esses especialistas tem razão. Basta vermos as postagens que são feitas em muitos perfis do Facebook, do tipo "Que bom que hoje é sexta-feira!", "Hoje eu almocei com Fulano", etc. Como se isto não bastasse, há pessoas usando as redes sociais online para fazer apologia e defesa ao uso de palavrões. Neste caso, não se trata apenas do que é moral ou imoral, mas do fato de que, segundo as pesquisas, o número de pessoas que publicam palavrões na internet é grande mas não chega a ser 50% dos usuários - ou seja, a maioria ainda é contra e, com isto, quem os utiliza tem muito mais a perder do que a ganhar. Podem perder empregos, por exemplo. E os que estiverem desempregados poderão estar jogando fora as possibilidades de serem empregados. 
Entretanto, os problemas vão muito mais além disso. Parece-nos que um número enorme de pessoas que usam as redes sociais online (provavelmente a maioria) ainda não entendeu muito bem quais são os reais objetivos do uso dessas redes. Isto é preocupante, porque se você não sabe para quê serve uma coisa que você usa, você não tem como saber usá-la corretamente. Mas para saber para que as redes sociais servem, é preciso primeiramente saber o que é uma rede social. 
"Redes Sociais" não são apenas páginas de relacionamento na internet. São muito mais do que isto. Chama-se "rede social" todo o conjunto de pessoas com quem nos relacionamos de diversas formas desde a nossa infância até o fim de nossas vidas. Isto inclui relacionamentos com familiares, colegas de escola, colegas de trabalho, membros de associações, vizinhos, amigos em geral, etc. Embora os internautas usem a denominação "redes sociais" para se referirem aos sites de relacionamento, uma rede social é toda uma estrutura composta por pessoas, organizações, instituições, etc., que estabelecem entre de um a vários tipos de relações, partilham valores e buscam objetivos de alguma forma relacionados entre si. É por isto que os sites de relacionamento são redes sociais "online".
Uma característica muito importante para ser considerada na definição de uma rede social - na internet e na vida - é sua imensa capacidade de possibilitar relacionamentos não necessariamente hierárquicos entre os participantes. Isto permite que ela seja desfeita com a mesma facilidade com que se faz. No caso dos sites de relacionamento, isto se torna ainda mais fácil, pois são operados em diferentes níveis: podem ser redes comunitárias, envolvendo apenas moradores de um bairro ou uma cidade; políticas, estabelecendo conexões apenas entre pessoas interessadas exclusivamente em temas políticos; profissionais, com objetivo de apenas estabelecer conexões de interesse profissional (como, por exemplo, o LinkedIn - http://www.linkedin.com/) ou com todos esses objetivos ao mesmo tempo, como é o caso do Facebook (http://www.linkedin.com/), do Twitter ( http://twitter.com), do Orkut ( http://www.orkut.com.br ). 
Por estas e muitas outras razões, só deve usar as redes sociais online que realmente sabe quais são os reais objetivos de uma rede social. Principalmente poque os sites de relacionamento permitem uma profunda observação analítica da forma como tanto cada pessoa quanto as organizações (empresas, ONGs, etc.) desenvolvem suas atividades, revelam seus comportamentos, demonstram seus níveis de conhecimento, como as próprias pessoas lidam ou podem lidar com esse conhecimento, como as pessoas alcançam ou podem alcançar seus objetivos, etc. Além disto, esses sites permitem, não somente às próprias empresas que os administram como também a outras instituições, verificar o "capital social" de cada usuário. 
Portanto, participar de uma rede social online é algo semelhante a participar de um programa como o "Big Brother". Todos os usuários estão sendo monitorados enquanto a utilizam. As pessoas que os monitoram têm a função de calcular o "capital social" de cada participante. Se você participa de uma rede social, seu "capital inicial" é o valor que você tem para a rede da qual você participa. Se o seu valor em relação à rede for considerado insuficiente, você poderá até mesmo ser eliminado da rede. Tudo dependerá da forma como você a utiliza. Postagens como "vou dormir", "vou sair", "vou fazer compras", "hoje é sexta-feira", etc., não têm importância alguma para a rede. Use o seu direito de postar o que quiser, desde que "o que você quiser" seja importante ou interessante para as demais pessoas. Exponha as opiniões que você quiser, sem o uso de palavrões (nunca há necessidade disto), e sempre respeitando o direito das pessoas discordarem. Se discordar de opiniões alheias, faça-o elegantemente. Seja sincero, transparente em seus pensamentos e opiniões, mas não seja deselegante. 
Os principais objetivos de uma rede social online são, portanto, as postagens e o compartilhamento de informações importantes para todos, a demonstração de conhecimentos profissionais, a demonstração de informações importantes sobre o que acontece no mundo (isto mostra sua capacidade de discernir o que é importante para você e para as demais pessoas da sua rede), a demonstração de interesses pessoais e ao mesmo tempo coletivos e manifestações de interesses e esforços para obter objetivos comuns a todas ou pelo menos a várias pessoas da rede. Se essas premissas não fossem importantes, não haveria razão para esses sites serem chamados de "redes sociais". Uma pessoa que não se enquadra nessas premissas não tem razão para continuar participando de uma rede social online.  


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