- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

terça-feira, 6 de março de 2012

Considerado um herege por alguma s pessoas,
um gênio da literatura de ficção por outras,
Dan Brown é atualmente
um dos escritores mais polêmicos
e melhor sucedidos no mundo. 






















Há um fato sobre Dan Brown que,
na minha opinião,
não se pode negar: 
sua grande habilidade em,
através da ficção,
fazer seus leitores questionarem fatos reais,
concordando com suas teorias ou não. 

Não nego que sou um grande admirador deste escritor, e isto tem algumas razões: suas histórias tem aquele sabor de filmes de aventura. Seu personagem mais conhecido, Robert Langdon, parece-me ser um misto de Indiana Jones, o aventureiro dos filmes de Stephen Spielberg interpretado por Harrison Ford, com o arqueólogo e investigador novaiorquino Martin Mistery, herói de excelentes histórias em quadrinhos criadas pelo italiano Gianluigi Bonelli. Mas o que mais me atrai nas obras de Dan Brown é seu extraordinário talento em criar histórias fictícias abordando temas polêmicos bem reais e fazendo os leitores pensarem e discutirem teorias que tanto são consideradas esdrúxulas por muitos como bem possíveis também por muitos. Ou seja: seu grande mérito é o de saber criar uma ficção incentivando as pessoas a discutirem grandes temas reais relacionados à política, à religião, etc. 
Embora eu acredite em Deus, considero um erro classificar Dan Brown como um herege. Em seus livros, ele não cria nenhuma teoria sobre qualquer religião que seja; apenas aborda teorias já existentes há décadas e propõe, através de seus personagens, debates sobre elas. Encoraja as pessoas a discutirem temas sobre os quais geralmente a maioria teme falar a respeito. Isto certamente causa incômodos a certos líderes de igrejas, organizações sociais e políticas, etc. Entretanto, quanto mais seus livros são condenados principalmente por religiosos, mas pessoas em todo o mundo se interessam em comprá-los e lê-los - evidente: as pessoas que querem conhecer os motivos de tanta discussão. O mesmo acontece com os filmes baseados em seus livros: os filmes "O Código Da Vinci" e "Anjos e Demônios" foram recordistas de de bilheteria nos cinemas e de locações e vendas de DVDs em muitos países, inclusive no Brasil - e principalmente, claro, nos Estados Unidos, onde foram produzidos.
Outra característica de Dan Brown que se torna sempre muito evidente em seus livros é sua notável habilidade em lidar com cálculos matemáticos, mas a razão disto é fácil de ser entendida: ele nasceu em Exeter, no estado de New Hampshire, Estados Unidos, sendo filho de Richard G. Brown, um dos melhores especialistas em matemática do mundo, autor de vários livros desta matéria recomendados pelas melhores universidades.
Exporei aqui minha análise dos quatro primeiros livros de Dan Brown que tive o prazer de ler: "Força Digital", publicado pela primeira vez em 1998; "Ponto de Impacto", em 2001, e "Anjos e Demônios" e sua obra mais famosa, "O Código Da Vinci", ambos lançados em 2003. 

"Força Digital"

Neste livro o personagem principal, Ensei Tankado, é um ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos que decide vingar-se contra seu próprio país desenvolvendo um algoritmo de encriptação inquebrável. Uma ficção, mas que da forma como o autor descreve, parece não ser tão impossível.
Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas que podem ser executadas mecanicamente dentro de um determinado tempo. Cada item desse "passo a passo" pode ser repetido usando-se comparações e princípios de lógica até que a tarefa seja completada. 
Uma encriptação é a transformação de informações contidas num texto em algorismos que impossibilitem sua leitura. Só conseguirá lê-lo quem conhecer uma informação secreta que funcione como senha de acesso ao código, chamada de "informação chave". 
Todo o processo é muito trabalhoso, requer alto domínio de cálculos, alta capacidade de desenvolvimento de lógica, mas pode ser realizado. Segundo especialistas em matemática, o resultado final seria a obtenção de informações criptografadas conhecidas como "textos cifrados". Algumas pessoas descrevem o processo inverso também como encriptação, mas segundo matemáticos seria uma "desencriptação". Em informática, muitos softwares de encriptação são utilizados também para realizar desencriptações, tornando as informações encriptadas novamente legíveis para todos. 

"Ponto de Impacto"

O título original do segundo livro de Dan Brown é "Deception Point". Foi publicado no Brasil como "Ponto de Impacto", mas a tradução correta é "Ponto de Decepção". Por sua primeira edição, o autor recebeu diversos prêmios internacionais. A personagem principal, Rachel Sexton, investiga o caso de um meteorito encontrado no Ártico com evidências que parecem comprovar a existência de civilizações extraterrestres. Uma eleição para a presidência dos Estados Unidos está para acontecer, e líderes políticos usam o caso para obter vantagens. Rachel é filha de um dos principais candidatos. Desta vez, por trás da ficção, há uma visão do autor sobre fatos que, segundo ele, ocorrem por trás de um processo eleitoral. 























































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.