algumas das várias versões da máscara de "V"
que são encontradas na Internet.
Na parte inferior,
uma ilustração (autor desconhecido)
representando Guy Fawkes.
Muitos usuários de redes sociais online - como o Facebook, por exemplo - utilizam como suas "fotos" de perfil imitações da máscara do personagem principal das histórias em quadrinhos e do filme "'V' for Vendetta" ("'V' de Vingança"). A máscara também é usada por integrantes do grupo internacional conhecido como "Anonimous" ("Anônimos" em inglês), um grupo de "hakers" que se autodefinem como "ativistas da Internet". O "Anonimous Brasil", representante do Anonimous neste país, tem sido um dos responsáveis pelas manifestações populares que tem ocorrido nas ruas de várias cidades brasileiras ultimamente.
O Anonimous começou a atuar no mundo em 2003. Porém, nem todas as pessoas que utilizam o mesmo nome e a mesma máscara na Internet fazem parte do mesmo grupo. Muitos usuários das redes sociais fazem isto apenas porque são fãs do filme e/ou das histórias em quadrinhos ou porque querem praticar ações ou se referir às ações de outras pessoas (fazendo denúncias, por exemplo) sem revelar suas identidades.
De qualquer forma, o conceito dos verdadeiros membros do "Anonimous" tem sido adotado por uma comunidade online descentralizada. Como o nome indica, eles atuam de forma anônima, geralmente em torno de um objetivo combinado entre si, voltado principalmente a favor dos direitos de um povo perante seus governantes. Porém, são muitas as pessoas que usam a máscara na internet para creditar aos "Anonimous" a responsabilidade por suas próprias ações.
A origem da máscara
"'V' de Vingança" é uma série de histórias em quadrinhos publicadas em formato de livros escrita por Allan Moore e desenhada em sua maior parte por David Loyd. Embora originalmente tenha sido lançada em 1982, a história se passa em 1997 no Reino Unido. "V", o misterioso personagem que usa a máscara , é um anarquista que tenta destruir o Estado através de ações diretas. Os anarquistas são ativistas políticos cujas ações visam por um fim às formas de governo compulsório.
A obra foi publicada originalmente em preto e branco na Inglaterra pela editora Warrior, mas não chegou a ser completada. Poucos anos depois, foi publicada nos Estados Unidos pela editora Vertigo e no Reino Unido pela Titan Books. No Brasil, foi publicada pela editora Globo em cinco edições coloridas pela editora Globo e, mais tarde, pela Via Lettera, em dois volumes em preto e branco.
Os autores criaram a máscara baseando-se na fisionomia de Guy Fawkes (1570-1606), um soldado inglês que participou da Conspiração da Pólvora. O objetivo da conspiração assassinar o rei da Inglaterra, James I (no Brasil, conhecido como "Jaime I"). Guy Fawkes era reponsável por guardar os barris de pólvora que seriam usadas para exlodir o Parlamento Britânico durante uma sessão em1605.Fawkes era católico, mas insatisfeito com as ações da Igreja Católica em sua época. A Conspiração foi um levante realizado por católicos insatisfeitos pela repressão empreendida pelo rei James I, que era um protestante, aos direitos políticos dos católicos. Fawkes seria responsável pela detonação dos explosivos. Entretanto a conspiração foi desarticulada, e Fawkes, assim como outros participantes do movimento, foi interrogado por autoridades britânicas, torturado e condenado à morte por enforcamento.
Fontes:
Fontes:
- Enciclopédia Conhecer - Vol. I - Editora Abril
- Almanaque Mundial 2001-Mundo - Editora Abril
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.