- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

"Verdade" não é apenas o contrário de "mentira".

Nem sempre
o que nós mesmos vemos ou presenciamos
é real.
Quando olhamos para o sol,
nós  sempre o vemos
numa posição em que ele não está.

(Foto: Arquivo Google) 
Em muitas situações, 
o que estabelecemos como "verdade" 
é apenas uma interpretação pessoal. 



A ciência nos ensina que a luz viaja através do espaço à velocidade constante de aproximadamente 300 mil quilômetros por segundo. Já foi comprovado que a luz, vinda dele até a Terra a essa mesma velocidade, leva cerca de oito minutos para chegar ao nosso planeta. Isto significa que, quando olhamos para o Sol, nós sempre o vemos numa posição em que ele estava oito minutos atrás. No entanto, uma pessoa que ignora este fato sempre acreditará que o Sol está naquele local tal como ela o está vendo. Isto comprova que nem sempre um fato que você viu "com seus próprios olhos" ocorreu tal como você viu.
Observe os truques dos ilusionistas nos circos e programas de TV. Sempre temos a ilusão de que eles conseguem fazer algo "sumir diante dos nossos olhos" e "reaparecer inexplicavelmente" em outro lugar. Sabemos que é apenas um truque, mas, por desconhecermos como o truque é realizado, vemos uma "verdade" que não ocorreu e escondeu a "verdade Verdadeira". Ou seja: nem sempre a "verdade" é a realidade. O que é verdade para nós continuará a ser apenas até o momento em que algo ou alguém nos comprovar que não era, e até mesmo essa comprovação pode ser apenas uma questão de interpretação pessoal.
Por isto, estabelecer o que é uma verdade não é tão simples quanto parece. A verdade não é simplesmente o contrário da mentira, mesmo porque a "mentira" também é, em muitas situações, uma interpretação pessoal. O significado da palavra "verdade" pode variar desde "estar de acordo com fatos ou realidades" até uma simples questão de preservação de padrões pessoais sobre os significados de "verdade", "fato" e "realidade". 

Portanto, a verdade pode ser interpretada tanto como algo real quanto como algo que seja "real" relativamente a um sistema de valores. O filósofo alemão Friedich Nietzsche, por exemplo, considerava que a verdade  era apenas uma questão de ponto de vista, mas René Descartes, que também era filósofo, descrevia a verdade como um sinônimo da certeza. Esses dois pontos de vista diferentes parecem confirmar que Nietzsche estava certo, inclusive  porque "ter certeza" também não significa estar com a razão, significa apenas acreditar em algo que pode ser real ou não. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.