- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

A Diferença Entre a Realidade e a Verdade


A "verdade"
pode ser apenas
uma questão de ponto de vista 
resultante de experiências individuais.



"Imaginação" é o nome que damos à nossa capacidade mental de representar, através da arte, da escrita, etc., objetos e cenas irreais ou reais segundo nossa concepção pessoal da realidade. Talvez a imaginação, pelo fato de não ter limites - ou pelo menos por seus limites ainda não terem sido descobertos - seja o maior poder que um ser humano tenha. Ela pode chegar a tal ponto que às vezes, segundo a filosofia, faz o nosso subconsciente se sobrepor ao nosso consciente. 
"Subconsciente" ou "subconsciência" são palavras usadas em psicologia para definir qualquer conteúdo gerado por fenômenos da mente operante fora da consciência. Por sua vez, a consciência - ou o "consciente" - é a nossa capacidade de processar mentalmente as experiências que vivenciamos. Em termos cientificamente mais detalhados, a consciência é descrita como a capacidade do ser humano receber a relação entre si mesmo e tudo que existe ou é perceptível. Isto inclui qualidades como subjetividade, autoconsciência, aprendizagem e outros temas que são estudados através da filosofia, da psicologia e da neurologia. A própria palavra "ciência" significa "conhecimento", mas é frequentemente mais utilizada como conhecimento adquirido através de estudos profundos e experiências tais como nos casos da biologia, da física, da geologia, da arqueologia, etc.
Por ser considerada uma qualidade psíquica, a consciência também  é relacionada ao poder do pensamento. Por isto, estar consciente não é o mesmo que perceber a realidade, é concluir uma realidade através da dedução, da intuição e/ou da indução. A dedução é um argumento ou um conjunto de argumentos que geram conclusões que geram premissas. "Premissas" são conteúdos que nos levam a informações essenciais para se obter conclusões. A intuição é um raciocínio surgido de uma reação imediata diante de um fato, o que geralmente nos leva a um erro de interpretação. "Indução" é uma palavra que pode ser usada para vários significados dependendo da área de conhecimento na qual ela é usada, mas de qualquer forma é o método de raciocínio usado para se chegar a uma verdade induzida por um processo de aprendizagem ou outras influências.
Por falar em "indução", isto me induz a pensar que "realidade" e "verdade" nem sempre são a mesma coisa. A realidade é tudo que existe e que é entendido pela ciência de forma inquestionável. A verdade é uma interpretação pessoal do que pode ser ou não ser uma realidade. 

  • A ilustração é do autor do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.