- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

sábado, 22 de novembro de 2014

"Valores Éticos" e "Princípios Éticos"


1- Valores éticos;
2 - Princípios éticos.
"Valores éticos" e "princípios éticos"
são coisas diferentes que, unidas,
definem o senso de justiça de uma pessoa.


"Valores" são níveis de utilidade e de qualidade de algo ou alguém. São níveis de prestígio, qualidade, importância, relevância, mérito, credibilidade, etc. "Princípios" são maneiras de se ver as coisas, regras fundamentais de conduta. Quando falamos em "valores éticos", estamos nos referindo às formas como as pessoas se posicionam no mundo em que vivem e como se relacionam umas com as outras. Logo, é preciso estabelecer as dimensões que podem ser consideradas como valores éticos de uma pessoa. Alguns deles são indispensáveis e insubstituíveis: justiça, liberdade, honestidade, amor, prudência, responsabilidade, sinceridade e respeito.
O valor ético é o respeito por dar a cada um o que é seu por direito. O princípio ético é a consciência da obrigação de ser justo, respeitar todas as determinações legais e fazer todo o possível para garantir às outras pessoas os direitos fundamentais à vida, à liberdade e à dignidade. A ética é, então, o resultado da soma entre os valores e os princípios éticos. Portanto, a justiça pode ser resumida como um profundo respeito pelas pessoas e por seus direitos. Pode-se ir além do que determinam as leis e as convenções sociais, mas com especial atenção à própria dignidade. Isto só é possível através da honradez e da decência. 
Em outras palavras: o valor ético é o respeito por dar a cada um o que é seu por direito e o princípio ético é a consciência da obrigação de ser justo. Para sermos justos, temos que respeitar todas as determinações legais e fazer todo o possível para garantir às outras pessoas os direitos fundamentais à vida, à liberdade e à dignidade. A ética é, então, o resultado da soma entre os valores e os princípios éticos. 
Isto quer dizer que o sentido de "justiça" aglutina os outros valores considerados indispensáveis e insubstituíveis. Afinal, para ter direito à liberdade, cada pessoa precisa respeitar os direitos das demais como seres livres e capazes. Só pode ser considerado honesto quem demonstrar firmeza em seus propósitos de justiça. Só demonstra amor quem respeita a liberdade alheia. Só demonstra prudência quem opta pelo que é necessário escolher e pelo que é preciso evitar. Só demonstra responsabilidade quem assume os benefícios da mesma forma como assume os problemas causados por sua própria condição. Só revela sinceridade quem tenta evitar auto-avaliações incorretas e falsos testemunhos. Só demonstra respeito quem reconhece os direitos alheios. Assim, só demonstra senso de justiça quem age de todas estas formas.

Ilustração: amicus-cloud.com. (com acréscimo do "1" e do "2" feito pelo autor do texto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.