- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O "Século do Conhecimento"

Chamam este século de "Século do Conhecimento". Na minha opinião, o maior acúmulo possível de conhecimentos sempre foi importante em qualquer época. Mas eu concordo quando dizem que esta importância é ainda maior atualmente, principalmente devido aos avanços da globalização econômica. 
Algumas se dizem favoráveis à globalização, outras se posicionam contra. Não se trata, porém, de algo que se possa ser contra a favor, mas de um processo que ocorre como uma consequência inevitável de muitos fatores econômicos e sociais decorridos nos últimos cinco séculos. Sim, porque apesar de ser tão comentado como se fosse algo recente, é um processo que começou por volta do século XIV, quando as nações européias iniciaram uma significa expansão comercial por via marítima.
Atualmente a globalização é alvo de tantos comentários porque se vislumbra através dela, principalmente a partir dos anos 1990, uma grande possibilidade de integração econômica através da ampliação da abertura do comércio internacional. Dois fatores são considerados fundamentais para sua consolidação. Um deles é a queda de barreiras alfandegárias entre os países, que se unem em blocos econômicos (o Mercosul - Mercado Comum do Cone Sul - é apenas um deles) com o objetivo de facilitar o ingresso e a comercialização de produtos e serviços de cada país dentro dos países que integram o seu grupo e as negociações com os demais blocos. 
O outro fator é o avanço da tecnologia da informação - atualmente mais conhecida como "TI". Lembro-me que, até poucos anos atrás, um repórter de uma emissora de televisão fazia um desses "flashes ao vivo" quando algo importante acontecia numa cidade - mas relativa o fato pelo menos uns 15 minutos depois. Já em 11 de setembro de 2001, o ataque terrorista ao World Trade Center em Nova York não foi relatado por um repórter minutos depois: o próprio ataque foi transmitido ao vivo para todo o mundo. Ou seja: as informações chegam até nós com uma velocidade espantosa. 
Até poucos anos, quando uma pessoa se interessava por um determinado assunto, ligava a TV ou o rádio e ficava à espera da informação que poderia ocorrer a qualquer momento. Hoje, com um micro computador conectado à internet, obtém-se informações importantes de qualquer parte do mundo apenas com alguns "cliques". 
Isto torna claro por que este é o "Século do Conhecimento". Não há mais desculpas para justificar a falta de informação. Mas é preciso também ter cuidado quanto à qualificação da informação recebida. 
Quanto maior for o acúmulo de conhecimentos, melhor, não resta dúvida. Mas é preciso também ter em mente, além desse acúmulo, é necessário um "jogo de cintura" para verificar quais conhecimentos são adequados em certos momentos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.