- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Violência na Ficção X Violência Real - em meio às discussões, a violência da hipocrisia


Enquanto se discutem as cenas de violência das telenovelas,
poucas providências (ou nenhuma) são tomadas para se conter a violência contra as mulheres. E este é apenas um entre os muitos exemplos de descaso quanto à violência da vida real.


O que estou expondo aqui é um conjunto de opiniões pessoais. Aceito e respeito opiniões diferentes. Porém, tenho tomado conhecimento sobre tantos seminários, palestras, workshops, conferências ou como quer se chamem esses eventos, para discutir o excesso de cenas de violência em filmes, telenovelas e desenhos animados, e isto me traz um sentimento de necessidade de colocar em discussão uma outra questão: a hipocrisia social.
Muitas pessoas dizem que preferem assistir às novelas em vez dos telejornais porque estes ultimamente tem mostrado muitos assaltos, assassinatos, estupros e crimes até então inimagináveis. Será que é porque não querem ver notícias sobre a violência real, ou porque preferem fechar os olhos diante da realidade?
Não estou aqui como advogado dos veículos de comunicação e entretenimento, mas quando eu ouço alguém dizer que a maioria dos crimes ou muitos deles ocorrem por influência do cinema ou da televisão, lembro que a violência sempre existiu em todo o decorrer da história da humanidade. Basta lermos a Bíblia, que conta histórias de violências gravíssimas do princípio ao fim, do Gênese até o Apocalipse Segundo João. 
Muitos foram os atos de corrupção política e todas as demais formas de criminalidade praticadas, inclusive no Brasil, antes da televisão e do rádio existirem. O que acontece é que os filmes e as novelas, assim como qualquer obra de ficção - incluindo-se aí histórias em quadrinhos, livros, etc. -
apenas refletem a realidade que a sociedade vive. Em razão disto, consciente ou inconscientemente, muitas pessoas costumam colocar especialmente a televisão no banco dos réus, quando na verdade a culpa é da própria sociedade. A televisão, o rádio, o cinema, etc., são condenados pelas pessoas porque, como estas se sentem impotentes diante de tanta criminalidade, precisam encontrar alguém ou algo para culpar. Realizam-se por todo o pais encontros de pais, educadores, psicólogos em palestras, conferências e outros tipos de eventos para se discutir a violência mostradas nas telenovelas e filmes, que é apenas uma violência fictícia, enquanto pouco ou quase nada se faz para combater a violência doméstica contra mulheres (ver vídeo acima) e crianças, meninas sendo abusadas sexualmente por pais ou padrastos, crianças já viciadas em drogas, assaltos e assassinatos nas ruas das cidades, etc. Acredito que há uma grande perda de dinheiro e de tempo quando se discute a violência da ficção enquanto espaços cada vez maiores estão sendo tomados pela violência real. Em meio a tantas discussões que não trazem benefício algum, o que se evidencia é a violência fomentada pela hipocrisia. 

2 comentários:

  1. Atualmente, é bastante lamentavél sentarmos em frente de nosso pc ou até mesmo tv para lermos tal acontecimentos.Apesar que eles estão vindo a ser fundamentais para nos tornarmos informados perante esta mesma sociedade na qual se depara diariamente com fatos sitados aki, como assasinato, estupro entre outros.Eu, propriamente venho assistindo um programa chamado "Tribunal na Tv" exibido em um certo canal, pra mim ele é bem coerênte, pois não se basta informa-nos as violências que aconteceram e sim saber passar-nos com o total esclarecimento e de forma que não nos venha abalar o emocional de quem esta recebendo a noticia!Legal o tema abordado, bjus Elias.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela sua participação e pelo carinho, Cris. Bjus!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.