- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Como dizer "Eu te Amo"?


Dizem que esta é a frase mais pronunciada em todos os idiomas. Tomara que seja verdade e, se assim for, que pelo menos 80 % dos casos sejam com sinceridade - o ideal seria a totalidade. Mas como dizer "Eu te Amo"? Digo, não simplesmente pronuciar a frase, mas dizê-la com toda a intensidade de um verdadeiro grande amor? Para ter uma ideia exata do que eu mesmo quero dizer, baseei-e em dois dicionários: um "Silveira Bueno" e um "Aurérlio", buscando a definição mais exata possível da palavra "amor". No "Silveira" encontrei seis significados: "afeição profunda; objeto dessa afeição; conjunto de fenômenos cerebrais e afetivos que constituem o instinto sexual; afeto a pessoas ou coisas; paixão; entusiasmo.
No entanto, esse mesmo dicionário que fornece a palavra "paixão" como um dos significados de "amor" também informa que "paixão" é "sentimento excessivo". Vejo nisto uma contradição, pois penso que o que é excessivo é obcessão, não amor. Além disto, desagrada-me a definição "afeto a pessoas ou coisas", dá-me a impressão de estar comparando a pessoa amada a um objeto. Definitivamente não era o que eu queria.
No "Aurélio", encontrei as seguintes definições: "sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem; sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro; etc." Acho que essas definições estão melhor relacionadas entre si e com o amor do que aquelas. Mesmo assim, não me dou por satisfeito. Não me parecem definições incorretas, mas incompletas.
Concluo, então, que encontrar uma definição exata sobre o que é o amor é mais do que um simples desejo de saber o significado real de uma palavra. É submeter-me a um desafio. Em minha vã tentativa de chegar a uma conclusão absolutamente correta, percebo que as definições sobre o amor não são puramente explicações sobre o real significado da palavra, mas apenas opiniões de seus autores, talvez não resultantes resultantes de experiências pessoais. Havia me esquecido que, num dicionário, não é considerado exatamente um sentimento, é levada em consideração a simples frieza das regras gramaticais.
Por outro lado, se não sei definir com exatidão o que é o amor, posso dizer que, de alguma forma, acho que sei se o que uma pessoa sente por outra é amor ou obcessão. Se você acha que ama uma pessoa e quer que ela conviva com você mesmo que ela não queira, isto é obcessão. Se você acha que ama uma pessoa mas prefere que ela conviva com quem ela quiser, isto amor. Em outras palavras: "amor" não é um sentimento que faz com que você queira que aquela pessoa esteja com você, é um sentimento que faz com que você deseje que aquela pessoa seja feliz com quem ela estiver. Quem ama não deseja simplesmente a pessoa amada, deseja acima de tudo a felicidade dela. E dizer "Eu te amo" com toda a asinceridade é uma comprovação da mais alta nobreza. É estar no céu sem sair do solo. É querer proporcionar à pessoa amada a felicidade, seja como for. Amar é não impor condições, mas exige  comprovação do respeito à pessoa amada. É não ter receio de revelar aquele brilho nos olhos, que na verdade é um reflexo do brilho da alma. Amar é descobrir que, afinal, o amor não é para ser definido por meio de dicionários, é para ser definido através das palavras invisíveis, impossíveis de ser ouvidas, mas ditas claramente através de sentimenos e ações. Amor! Esse sentimento tão maravilhoso para quem ama quanto para quem é amado, pois, mesmo sofrido, nos faz crescer e revela a nós mesmos o quanto somos capazes de nos dar em prol da pessoa amada. Enfim: "Amor" é a vida em sua mais ampla plenitude.

2 comentários:

  1. Podemos dizer eu "EU TE AMO" da mais simples forma que existe através de nossa maniera de agir e respeitar a pessoa amada! Lindo Texto Elias bjss Cris Duarte

    ResponderExcluir
  2. Muitíissmo obrigado, Cris! Fico feliz que tenha gostado. Bjus!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.