- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Comer para poder crescer

"Você precisa comer para crescer e ficar forte."
-
Quem nunca ouviu este conselho da mãe,
do pai ou da avó
quando era criança?
Mas não basta saber que essa relação
entre os alimentos e o desenvolvimento do corpo existe.
Para nos cuidarmos adequadamente, 
é preciso sabermos como ela ocorre
e termos cuidado quanto ao consumo de comidas 
e bebidas energéticas. 

À medida em que uma pessoa cresce, desde o nascimento até se tornar adulta, seus ossos vão se tornando mais longos e mais grossos, e seus músculos, maiores e mais fortes. De forma ordenada e gradual, cada órgão do corpo vai se tornando maior. É a isto que chamamos de crescimento - para ser mais exato, crescimento físico. Esse crescimento e todos os fatores que contribuem para seu desenvolvimento são obtidos principalmente pelos alimentos ingeridos. Bom, parece-me que até aqui eu não disse nada além do que nossos pais e avós já sabiam, e os avós deles também. Também não é novidade dizer que é por isto que é particularmente importante que a alimentação, principalmente das crianças e dos adolescentes, mas também dos adultos, seja racionalmente planejada. 
Segundo os nutricionistas, o que muitas pessoas nem sempre parecem saber é que, especialmente no caso das crianças e dos adolescentes - ou seja, pessoas "em fase de crescimento" - devem-se respeitar os limites necessários para o consumo de alimentos plásticos ou trópicos. Estes são os alimentos que tem como função principal o preenchimento de necessidades funcionais ou estruturais do organismo, entre elas a formação e a regeneração de tecidos. 

Evite consumo de alimentos energéticos sem necessidade

Também são necessárias as vitaminas, sem as quais os alimentos plásticos não podem ser devidamente aproveitados. Mas, cuidado! Não consuma esses tais complexos vitamínicos muito vendidos por aí sem saber primeiro se você necessita deles: a vitamina em excesso pode ser tão prejudicial quanto a vitamina em falta. Se um organismo em crescimento necessita de alimentos plásticos para a formação de seus tecidos, necessita deles também para a substituição ou regeneração dos mesmos. 
Se um adolescente com 14 anos de idade necessitasse diariamente de 90 gramas de proteínas, e se tudo isto fosse usado para a formação de novos tecidos, seu crescimento seria descomunal? Não, porque desse total de proteínas ingeridas por dia, a maior parte não é utilizada pelo organismo para a formação de tecidos, e sim para sua substituição ou regeneração. Os tecidos e as células não duram para sempre, e por isto necessitam continuamente da ingestão de proteínas para repor componentes velhos e desgastados. 
Os alimentos plásticos ou trópicos são, portanto, os "materiais de construção" que servem para manter em forma a estrutura do organismo. É aí que se deve ter cuidado especial com relação a alimentos energéticos ou calóricos. E, quando se fala em alimentos, incluem-se os líquidos também. Portanto, antes de consumir alimentos ou bebidas energéticas, é preciso lembrar de ter o cuidado para evitar excessos. Os alimentos energéticos ou calóricos contém carboidratos e gorduras que, além de proporcionar a energia necessária para manter o organismo em bom funcionamento, também ajudam a ordenar os alimentos plásticos em combinações corretas. O consumo de produtos energéticos em excesso desorganiza essas combinações, o que pode trazer consequências sérias para a saúde. 
Isto pode ocorrer porque todos os alimentos fornecem energia em quantidades diversas, mas sempre em doses naturalmente certas para suas devidas funções. Os açúcares, ao serem aborvidos pelo organismo, fornecem energia rapidamente. As gorduras fornecem duas vezes mais energia do que os carboidratos, mas em tempo menor. Por isto as gorduras são ideais para consumo em períodos de muito frio, devendo ser evitadas em dias de calor. 

As proteínas, os sais minerais e as vitaminas

Grande parte do nosso organismo é formada por proteínas. Por isto, as carnes de peixe e de boi, grandes fontes de proteínas, são consideradas muito9 importantes para a nossa alimentação. Elas também se encontram no leite e seus derivados (manteiga, queijo, requeijão, etc.), nas nozes, nos ovos e em vegetais como a alface, o repolho, a bertalha, etc., todos com quantidades específicas de proteínas necessárias ao consumo adequado. No aparelho digestivo, uma ação química as transforma em aminoácidos, que são substâncias a partir das quais o organismo elabora proteínas necessárias a cada tecido. 
Os minerais são necessários na alimentação como fonte da química inorgânica que se processa no corpo. O cálcio, o magnésio e os fosfatos são importantes para a formação e manutenção dos ossos e dos dentes. O cálcio, o sódio, o potássio, os fosfatos e os cloretos são necessários para a formação do plasma sanguíneo e de outros fluidos. O ferro é importante para a produção da hemoglobina, que está presente nas hemácias e se encarrega de abastecer o sangue com oxigênio.
O leite é uma das melhores fontes de minerais, os quais também se encontram em seus derivados. Os vegetais - incluindo folhas, frutas e raízes em geral - são ricos em sais minerais. O sal comum - aquele que usamos para temperar nossas comidas - proporciona ao organismo as quantidades necessárias de sódio e cloreto. Para que um alimento seja saudável, não é necessário que ele seja preparado totalmente sem sal, basta que se evite o excesso. 
As vitaminas tem como principal função a formação de novos tecidos. Elas são catalizadoras bioquímicas que aceleram os processos químicos do organismo. Por isto precisam ser consumidas em quantidades exatamente necessárias. Basta dizer que, se fosse possível reunir as quantidades de vitaminas necessárias para satisfazer as necessidades de um organismo adulto, o total caberia numa colher de chá. 
Frutas secas e vegetas crus são ótimas fontes de vitaminas. Frutas e vegetais cozidos contém quantidades menores, pois a maior parte das vitaminas é destruída pelo calor.  
As vitaminas A, D e E são encontradas em abundância em produtos de origem animal (carne, leite, ovos, etc.). A manteiga, os ovos, o óleo de fígado de peixe e outros itens derivados de produtos de origem animal são, por isto, muito importantes na alimentação das crianças. 

A alimentação em prol da inteligência

Todos os alimentos citados neste artigo, ricos em vitaminas, proteínas e sais minerais,  são indispensáveis para a alimentação das crianças e dos adolescentes para o desenvolvimento saudável do corpo e da inteligência. Devem-se evitar o excessos e manter uma dieta equilibrada tanto em relação a uma boa combinação variada em alimentos nutritivos em proporção correta como em relação à quantidade adequada de alimentos ingeridos. Tal como a escassez, em qualquer idade o excesso também produz resultados danosos à saúde. 
No caso de escassez, principalmente quando a dieta tem uma quantidade deficiente de proteínas, sais minerais e vitaminas, as crianças correm o risco de se tornarem magras e fracas e de serem vítimas de problemas mentais, muitos deles irreversíveis. No caso de excesso, as crianças, geralmente interpretadas por adultos como "fortes"  ou "robustas", na verdade se tornam gordas e balofas. Bastarão duas refeições diárias (almoço e jantar) com quantidades bem dosadas de carnes (de boi, de porco, de peixe ou de aves) ou (e não "e") ovos, leite, uma fruta fresca, verdura crua ou cozida, cereais (trigo, arroz, aveia ou centeio), batata e feijão. 


Fontes:

  • "Alimentação e Crescimento" - Enciclopédia Conhecer - Série Verde - vol. IV, pág. 848 - Editora Abril - São Paulo, SP
  • "Desnutrição" - revista "Ciência Hoje" n.º 05, pág. 55 - Editora da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) - Rio de Janeiro, RJ.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.