- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Os Trinta Gravetos

Numa família, três irmãos discutiam constantemente entre si. Às vezes chegavam a ficar de mau, não falavam uns com os outros durante dias ou meses. Os motivos eram diversos, mas sempre frívolos, tolos - mesmo porque não há motivo suficiente para irmãos se tornarem inimigos. 
Um dia, o pai deles, angustiado com essa situação desagradável tão frequente na família, resolveu dar um basta a isto. Foi até o quintal da residência, juntou 30 gravetos de comprimentos e espessuras mais ou menos semelhantes, e chamou os três filhos. Os três o atenderam, e ele entregou dez gravetos a cada um. E disse aos filhos:
- Quero que cada um de vocês quebre ao meio apenas um dos gravetos que lhes entreguei.
Os rapazes não entenderam o motivo, mas obedeceram. Cada um quebrou um graveto quase ao meio, com relativa facilidade. O pai, então, determinou:
- Agora, quero que cada um de vocês tente quebrar os outros nove gravetos, mas todos os gravetos juntos. 
Cada um dos rapazes juntou nove gravetos e tentou partir todos juntos. Tentaram uma, duas, três vezes, mas não conseguirão.
O pai, então, lhes explicou:
- Um graveto sozinho não é tão resistente, mas nove gravetos juntos não podem ser quebrados com a mesma facilidade. 
Os três irmãos entenderam o que o pai estava tentando lhes dizer. O mesmo exemplo vale não somente para uma família, mas também para um grupo de amigos, moradores de um mesmo bairro, funcionários de uma empresa, colegas de uma mesma profissão, etc. O mesmo exemplo vale - e por que não? - para tida a humanidade. Sozinha, uma pessoa não consegue muita coisa. Porém, se buscar fazer cada vez mais amizades mantendo sempre as que já possui, isto com certeza trará ótimos resultados para todos, inclusive para quem tomar a iniciativa para essa finalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.