- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

sábado, 28 de maio de 2011

O BRIC não é um bloco econômico.

Até no Jornal Nacional
o BRIC tem sido mencionando como "bloco econômico". 
No entanto, 
há muitas diferenças entre os blocos econômicos 
e grupos como o BRIC.

De vez em quando, são veiculadas notícias sobre o BRIC como se este fosse um bloco econômico. Este tem sido um erro de informação frequentemente cometido através de tele noticiários como o Jornal Nacional e em matérias publicadas nas páginas de economia dos jornais mais conceituados do Brasil. Diante disto, torna-se necessário explicar o que são blocos econômicos e o que é o BRIC. Para entender as diferenças, que são bem evidentes, basta acompanhas as próprias notícias. 

Os Blocos Econômicos

Os blocos econômicos são grupos de países como, por exemplo, o Mercado Comum do Cone Sul (Mercosul). São associações de países que estabelecem relações econômicas entre si de várias formas segundo cada tipo de bloco, visando criar zonas de livre comércio, uniões aduaneiras, mercado comum (como o já mencionado Mercosul, do qual o Brasil faz parte) e união econômica ou monetária. 
Nas zonas de livre comércio, há redução ou eliminação das taxas alfandegárias incidentes sobre trocas de mercadorias e de prestação de serviços entre os países de um mesmo grupo. As uniões aduaneiras visam abrir mercados internos e regulamentar o comércio interno dos países que participam do bloco com países que não participam do mesmo. Nos mercados comuns, é garantida a livre circulação de pessoas, serviços e capitais. 

O BRIC

O BRIC nada tem a ver com qualquer das situações citadas acima. Formado pelo Brasil, pela Rússia, pela Índia e pela China, seu nome é um sigla formada pelas letras iniciais dos nomes dos países que o compõem. Os blocos econômicos são formados a partir de acordos estabelecidos entre os governos dos países que os integram. No caso do BRIC, não foi assim que o grupo surgiu. Sua formação se deu através de uma escolha feita a partir de 2001 pela Goldman Sachs, uma instituição financeira dos Estados Unidos que elege os quatro países como os que se destacaram nos últimos anos entre os considerados economicamente emergentes. No entanto, segundo muitos economistas brasileiros, isto não significa que a economia brasileira e as dos outros três países estejam em níveis pelo menos satisfatórios. 
Conclusão: os blocos econômicos são grupos de países que, além de unirem por meio de acordo entre seus próprios governos, visam principalmente facilitar a colocação de bens e serviços produzidos em cada um deles no mercado internacional. No BRIC não há esta pretensão: é apenas um grupo de países apontados como destaques entre os emergentes segundo a interpretação de dirigentes de um banco norte americano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.