- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Prioridade: O preparo do Maracanã para a Copa 2014 ou escolas para beneficiar 143.700 alunos?

Após a repercussão do depoimento da professora Amanda Gurgel
na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte,
a participação dela no "Domingão do Faustão"
no dia 22 de maio.

Neste vídeo, o depoimento de Amanda Gurgel
na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte 
é mostrado integralmente.


Encontrei num site da Prefeitura de Presidente Prudente (SP) a informação, publicada no dia 23 de março deste ano, de que a Secretaria Municipal de Finanças havia concluído o cálculo do orçamento para a construção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Placídio Braga Nogueira, com uma área de 1.426 metros quadrados contendo uma quadra poliesportiva e tudo mais que uma escola necessita, incluindo oito salas de aula totalizando espaço suficiente para 300 trezentos alunos. O valor do orçamento: R$ 1.993.800,00 (um milhão, novecentos e noventa e três mil e oitocentos reais)(*).
Segundo as informações que tem sido veiculadas através da mídia nacional, inclusive  em programas de televisão dedicados aos esportes, o valor total proveniente do erário público somente para preparar o Maracanã para a Copa 2014 é de R$ 956.787.720,65 (novecentos e cinquenta e seis milhões, setecentos e oitenta e sete mil e setecentos e vinte reais). Basta dividirmos esse valor por 1.993.800 para sabermos quantas escolas com capacidade para 300 alunos cada uma poderiam ser construídas com a verba pública que será gasta para preparar o Maracanã para a Copa. Resultado: 479 escolas. 
Com a construção de 479 escolas com espaço suficiente para 300 alunos cada uma, seriam beneficiados 143.700 alunos. 
Lembremos que uma pesquisa internacional recente, feita pela PISA (Pesquisa Internacional de Sistemas de Aprendizagem), a organização de avaliação educacional considerada a mais importante do mundo, revelou que o nível de ensino no Brasil atualmente ocupa o 53.º entre os 65 países com piores níveis de ensino no mundo. Como bem lembrou Fausto Silva no "Domingão do Faustão" de domingo retrasado, ao entrevistar a professora Amanda Gurgel, do Rio Grande do Norte, que atraiu a atenção de todo o país após a divulgação, pela internet, de seu depoimento na Assembléia Legislativa daquele estado. 

(*) Para ver o site, clique aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.