- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Universos Paralelos - Ficção ou Realidade?

Esta foto obtida através do Hubble
mostra incontáveis galáxias do nosso universo.
As vermelhas surgiram
há cerca de 70 bilhões de anos.

Quando o tema é o universo, geralmente pensamos em planetas, estrelas, galáxias, etc. "Universo" é o nome que se dá a tudo que existe naturalmente, fisicamente, incluindo a totalidade de espaço e de tempo, além de todas as formas de matéria e de energia que já sabemos que existem e as que ainda não foram descobertas. Às vezes a palavra "universo" é equivocadamente utilizada com o mesmo sentido de "mundo". O nosso mundo (o universo tem muitos, mas nem todos necessariamente habitados) é o planeta terra. 
Apesar do universo englobar tudo que sabemos e/ou imaginamos que existe, composto dentro de um espaço e de dimensões tais como nós as conhecemos, novas descobertas tendem a fortalecer a confirmação do que até há pouco tempo era considerado apenas como tema de literatura e de filmes de ficção cientifica: a existência de universos paralelos. Mesmo alguns dos mais renomados cosmólogos (cientistas que estudam o "cosmos" - isto é, o universo) que até então não acreditavam nisto, agora afirmam que o nosso "universo em expansão" é, ao que tudo indica, somente um entre muitos universos. Segundo eles, alguns desses universos paralelos -  em relação ao nosso - estão conectados entre si e com o nosso, formando o que eles chamam de "multiuniversos" (grupos de universos correlacionados) e outros são desconectados do nosso, além dos que provavelmente estão isolados de todos os outros. 
Os universos que não tem conexão com o nosso são impossíveis de serem detectados devido aos limites dos recursos tecnológicos disponíveis até hoje para estudá-los.  No entanto, os astrofísicos (cientistas que estudam a física relacionada à astronomia) garantem que observações das partes mais distantes da Terra, no nosso próprio universo, descobertas até agora, sugerem que ele é regido pelas mesmas leis físicas e constantes desde o início de sua expansão. Olhar para as regiões mais distantes do universo e olhar para o período mais distante no passado. Portanto, as regiões mais longínquas do universo são também as mais antigas. 
Os cientistas dizem que as constantes descobertas de novas galáxias, ocorridas a partir dos anos 1990, fortalecem a certeza de que muitos universos tem sido gerados a cada medição quântica. A mecânica quântica é uma parte da física que considera dimensões próximas ou abaixo da escala atômica  - moléculas, átomos e seus componentes (elétrons, prótons e nêutrons) e de partículas subatômicas, que são as menores porções de matéria e energia já conhecidas. Unida aos dados obtidos das regiões mais antigas conhecidas, a mecânica quântica leva os cientistas a acreditarem que há uma infinidade de universos surgidos de várias maneiras, mas cada um com constantes físicas que só existem nele. 
A fotografia acima deste artigo mostra uma imagem em alta resolução obtida através do Telescópio Espacial Hubble. Ela mostra uma imensa variedade de galáxias. Cada ponto ou "bolinha" visível na foto é uma galáxia com bilhões de estrelas, sendo muitas destas os "sóis" de sistemas planetários, assim como o nosso Sol. As galáxias aparentemente vermelhas são as mais distantes. Muitas delas estão há mais de 70 bilhões de anos luz da terra. Um ano luz é a distância que a luz percorre no espaço, sempre em linha reta e à velocidade constante de aproximadamente 350.000 km por segundo, enquanto na Terra se passa um ano. Isto significa que muitas daquelas galáxias existem ou existiam há mais de 70 bilhões de anos. 
Quanto mais se descobrem "novos" fenômenos no Universo, descobre-se que na verdade eles são mais antigos do que se possa imaginar, mas ainda não tinham sido observados devido aos recursos limitados dos instrumentos óticos, que melhoram à medida em que a nossa tecnologia avança. Por isto, a ideia dos universos paralelos como ficção científica ou como "realidade alternativa" está se distanciando e cedendo seu espaço para a confirmação de que eles são tão reais quanto o que já conhecemos do nosso próprio universo. Os astrofísicos dizem que, neste caso, cada realidade estudada separadamente pode revelar tamanhos variados, desde a menor região geográfica da Terra até um outro universo além do nosso ou muitos universos completos, os quais, conectados ao nosso ou não, são chamados de universos paralelos. 
"Impossível"? Bem, lembrem-se que foi isto que disseram ao astrofísico norte americano Stephen Hawking quando ele afirmou que os buracos negros existiam. Durante os anos 1990, dezenas de buracos negros foram confirmados, e os cientistas que contradiziam as teorias de Hawking tiveram que aceitar essa realidade. 


Fontes : várias edições das revistas "Astronomy Now" (Inglaterra), "Astronomy" (Estados Unidos) e "Discover" (Estados Unidos). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.