- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Adolescentes de uma comunidade carente dão um belo exemplo ao país

Doze adolescentes de Heliópolis,
na zona sudoeste de São Paulo (SP),
ensinam como ter uma vida saudável. 

Doze adolescentes do bairro Heliópolis, onde vive uma das comunidades mais carentes da cidade de São Paulo (SP), estão dando um exemplo que deve ser seguido por pessoas de todas as idades em todo o país - ou melhor: em todo o mundo. Eles mesmos são os organizadores e realizadores de um projeto ao qual chamam de "Jovens Alconscientes".
Heliópolis é um bairro onde vive uma das comunidades mais carentes da capital paulista. Os 12 adolescentes que participam do "Jovens Alconscientes" estão provando que é possível se divertir e viver feliz sem consumir uma uma única gota de bebida alcoólica, cigarros ou qualquer tipo de droga (a não ser os medicamentos quando necessários) por toda a vida. Eles tem menos de 18 anos, mas pretendem fazer com que esse consciência chegue a todas as pessoas de todas as idades. Bem informados, eles sabem que o número de jovens com menos de 18 anos que já consomem bebidas alcoólicas e outras drogas legalizadas e não legalizadas no Brasil é grande e continua crescendo. Por isto criaram o projeto, que já está funcionando desde o dia 05 de março deste ano para combater principalmente o alcoolismo, já que as pesquisas confirmam que, na maioria dos casos, o vício do alcoolismo tem sido o início para os demais vícios. 
Apoiado por profissionais especializados em tratamento de dependentes de álcool e outras drogas, o Jovens Alconscientes já existe desde o dia 5 de março com a determinação de mostrar a todos que é possível passar a vida inteira sem ingerir sequer uma única gota de bebida que contenha álcool. Para custear o projeto, os jovens realizam a Balada Black, o Festival Helipa Music e outros eventos gratuitos para todos, sendo proibida, em todos eles, a entrada de pessoas com qualquer tipo de bebida alcoólica. Além disto, recebem bolsas de incentivo de empresas privadas. 
Além de realizar os eventos, eles tem um programa que vai ao ar diariamente pela Rádio Heliópolis e recebem bolsas de incentivo de empresas privadas. Os doze adolescentes produzem cartazes com mensagens de conscientização, espalham essas mesmas mensagens através da internet e visitam escolas para conversar com outros jovens como eles e incentivá-los a não consumir bebidas alcoólicas. 
Gabi e Bia tem respectivamente 14 e 17 anos. Elas também participam do projeto. Gabi diz que o Jovens Alconscientes é muito importante e tem obtido avanços apesar de ainda ter tão pouco tempo (cinco meses). Elas são apenas duas mas, como todos os outros 10, estão provando que a pobreza não é justificativa para alguém - jovem ou não - roubar, matar, consumir drogas e bebidas alcoólicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.