- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

domingo, 16 de outubro de 2011

Por que o nível de ensino no Brasil é tão baixo?

As razões são muitas, 
mas a principal delas,
sem dúvida,
é fato de que a cultura 
não é valorizada como precisa ser.
Mas a maior parte da população 
não entende o que é cultura, 
e obviamente 
não pode valorizar o que não entende.

Vivemos num país em que muitos pais e mães, por não poderem pagar as altíssimas mensalidades que são cobradas pelas escolas particulares, muitas vezes são obrigados a enfrentar filas durante uma madrugada para garantir as matrículas de seus filhos em escolas públicas. Eles reclamam por isto, e com toda razão, pois é mesmo um absurdo. Porém, muitos são os pais e mães que reclamam por ter que passar por essa situação, mas também passam dias numa fila para adquirir ingressos caríssimos para shows, desfiles de escolas de samba, etc. O filho tem que estudar para  ter um futuro melhor, mas ir aos shows ou a desfiles de escola de samba é uma questão de opção: vai quem quer. Por que acontece essa "inversão de valores"? 
Muitos são os que apóiam a realização da Copa Mundial de Futebol em 2014 no Brasil, mesmo que para isto estejam sendo gastos valores provenientes do erário público que dariam para construir centenas de escolas com excelentes condições estruturais enquanto temos tantas escolas por todo o país aguardando reformas. Os que defendem a realização da copa no Brasil dizem que graças a ela estão sendo reformados os aeroportos. Entretanto, não é necessário haver uma copa de futebol para que os aeroportos de um país sejam reformados, isto pode e deve ser feito em qualquer época. Além disto, aeroportos bem estruturados são realmente muito importantes, mas reformas e construções de escolas e investimento na melhoria da educação são muito mais importantes. Afinal, como todos sabem, "educação é a base de todo progresso". 
Quando se pergunta por que essas coisas acontecem, a maioria da população demonstra claramente que sabe a resposta: "falta cultura". Na verdade, quando as pessoas dizem isto, elas querem dizer que falta o incentivo o devido valor que se deve dar à cultura. Porém, embora tenham consciência dessa realidade, muitas pessoas não sabem de fato o que é cultura. Obviamente ninguém pode valorizar o que não sabe o que é. O resultado disto, somado a outros fatores, é desastroso: o Brasil está entre os 20 países com piores níveis de aprendizagem no mundo. Segundo as mais recentes pesquisas de órgãos internacionais relacionados à educação, mais de 50% dos estudantes brasileiros concluem o segundo grau - ou "nível médio" - sem saber fazer uma redação e sem saber interpretar textos. Ou seja: sem saber escrever e ler. 
"Ler" não é apenas reconhecer as palavras e seus significados e entender as frases escritas. É muito mais do que isto. É entender claramente todo o texto, seja um artigo, uma reportagem, uma crônica, um poema, etc. "Escrever" não é apenas saber juntar as letras para formar palavras, e as palavras para formar frases. "Escrever" é saber aplicar as palavras e frases mais adequadas para o contexto da redação, e "contexto" é a relação entre o texto e a ideia ou informação que o autor que expressar através dele. Só pode dizer que realmente sabe ler e escrever quem tiver conhecimento desses detalhes e aptidão para utilizá-los. Diz um antigo ditado que "a melhor forma de aprender a fazer é fazendo". Portanto, a melhor forma de aprender a ler é lendo, e a melhor forma de aprender a escrever é escrevendo. 
Meu conselho: leia e escreva sempre que você tiver oportunidade para isto. Com isto, você só terá a lucrar. Como isto realmente está muito relacionado à cultura, é necessário entender o que é "cultura". 
Costuma-se entender equivocadamente que cultura é simplesmente um grande acúmulo de conhecimentos. O verdadeiro conceito de cultura inclui conhecimentos, crenças, atividades artísticas, questões morais, leis, costumes, tradições e todos os hábitos e aptidões de cada pessoa num grupo e de cada grupo na sociedade. Vem daí, por exemplo, o sentido da palavra "agricultura", que abrange o conhecimento de normas, práticas e todas as atividades relacionadas ao setor agrícola. 
A partir do século XVIII, passou-se a considerar como "cultura" todas as noções de desenvolvimento, educação, bons costumes, regras de etiqueta e comportamentos de elite. Isto gerou confusão entre os significados de "cultura" e de "civilização". Gerou também uma divisão dentro da própria cultura: a "cultura erudita" e a "cultura popular". Porém, o principal conceito vem das ciências sociais, especialmente da sociologia e da antropologia: a cultura é um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais artificiais (não naturais) aprendidas de geração em geração (como se diz popularmente, "de pais e mães para filhos e filhas"). Acontece que, ao passar de uma geração para outra, a cultura recebe adaptações. Elementos arcaicos precisam desaparecer para dar lugar a novos elementos que a transformam constantemente. Assim, perdem-se alguns aspectos culturais que já não atendem mais às novas exigências dos novos tempos e ganham-se outros como adaptações necessárias à sobrevivência das pessoas e da própria sociedade. 
No entanto, esse dinamismo faz com que a cultura assuma um caráter ao mesmo tempo cumulativo e adaptativo, porém de maneiras e em velocidades diferentes segundo cada tipo de sociedade. Entretanto, seja qual for o tipo de sociedade, as mudanças geram conflitos entre as gerações. De um lado, as pessoas de gerações mais velhas tendem a assumir uma posição conservadora devido à dificuldade em entender - e, por isto, dificuldade em aceitar - as necessidades das mudanças. Assim, tentam impor velhos conceitos inadequados para os dias atuais. Por outro lado, pessoas das gerações mais novas tendem a trazer conceitos novos, mas também tentam introduzi-los por meio de imposições que nunca trazem bons resultados. Por muitas outras razões, mas também por esta, autoridades políticas e a maior parte da população tratam a cultura com o mais absoluto descaso embora tentem sempre negar essa realidade, pois essas divergências levam ao comodismo. Daí vem como resultado o baixíssimo nível de aprendizagem, a chamada "inversão de valores", etc. 

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