- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Cuidados que devemos ter ao utilizar redes sociais (II)


A internet é um veículo de comunicação
altamente influente.
Porém,
como muitos de seus usuários
não são profissionais de comunicação,
não tomam os devidos cuidados sobre o que publicam.
Isto gera constrangimentos, 
polêmicas
e outras reações que bem poderiam ter sido evitadas. 


A internet é um veículo de comunicação, tal como rádio, a televisão, os jornais e as revistas. A principal diferença é que a maioria das pessoas que utilizam a internet, especialmente as redes sociais, não é constituída por pessoas familiarizadas com o uso de veículos de comunicação, e por isto cometem certas coisas que deveriam ser evitadas. Por isto, permitam-me, por favor, expor aqui alguns conselhos de amigo. 
Algumas pessoas expõem em seus perfis, sites ou blogues algumas frases ou pensamentos, piadas, etc., de outros autores e acreditam que basta simplesmente colocá-las entre aspas - exemplo: "Uma andorinha só não faz verão.". Na internet ou em qualquer outro meio de comunicação, quando você expõe uma frase, pensamento ou ideia que não é sua, não basta utilizar aspas, tem que colocar o nome do autor. Se não souber quem é ou foi o autor, é preciso acrescentar a informação "autor desconhecido". Algumas pessoas pensam que o ato de colocar a frase entre aspas já demonstra que a pessoa que a escreveu não é o próprio autor, mas é uma ideia equivocada: sem a devida informação, as aspas servem apenas para destacar a ideia, atraindo a atenção do leitor para ela. 
Há pessoas que copiam os pensamentos dos outros e dizem não concordar com eles. Se você publica uma frase ou pensamento de outra pessoa mas não informa que não concorda, o leitor imediatamente concluirá que você concorda. Afinal, não faz sentido uma pessoa "compartilhar" uma ideia com a qual não concorda. Além de informar que não concorda, tem que explicar seu motivo. 
Se você publica uma fotografia, primeiro você tem que buscar um contato com o fotógrafo ou o detentor da fotografia para saber se essa pessoa permite que você a publique ou compartilhe. Caso você não tenha como fazer isto, pode acrescentar a informação "autor desconhecido" ou "fotógrafo desconhecido", ou ainda "dos arquivos  de (ex.: Wikipedia, Google Earth, etc.)". 
Evite publicar piadas que envolvam detalhes religiosos (pessoas se encontrando com São Pedro no céu, por exemplo). Sua piada publicada aqui poderá ser repercutida por alguém em blogues, sites, e-mails, sem que você saiba, e desta forma poderá chegar a outros países. Ou seja, poderá ser vista, propositalmente ou não, por pessoas de religiões, nacionalidades e culturas muito diferentes, e por isto poderá causar constrangimentos a muita gente. 
Evite piadas de bêbados.Isto pode constranger quem tem problemas de alcoolismo na família. 
Evite piadas de gordos, de sogras, etc. Tem muita gente que não liga para essas coisas, mas se entre um bilhão de pessoas houver uma que se constranja com isto, ela tem esse direito, e o direito dela tem que ser respeitado. 
Portanto, use o seu perfil da forma como você quiser, mas lembrando que a internet é como a própria vida: todo cuidado é pouco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.