- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A "República Velha" e a "Política do Café com Leite"

De um bate papo 
numa praça com duas amigas,
veio a inspiração
para escrever este artigo.

Ontem à noite, quando eu passava pela praça principal do bairro em que moro, duas amigas minhas, que conversavam sentadas num banco. Ambas demonstraram alegria em me ver, mas uma delas disse: "Ebaaa... Chegou quem acho que pode nos ajudar." As duas me chamaram para uma conversa. Abraços, beijos no rosto, e em seguida elas me explicaram que estavam fazendo um trabalho para o curso delas, na universidade. O tema: "A História da Política Brasileira". Elas tinham uma dúvida: se a "República Velha" tinha alguma coisa a ver com a "Política do Café com Leite". Uma delas lembrou que havia uma rixa política entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, e que isto tinha algo a ver com produção de café e leite. 
Eu Expliquei a elas que este pensamento estava correto, e que era um ótimo "gancho" para iniciarem uma dissertação sobre essa parte da história. Expliquei algumas coisas a respeito, mas logo eu lhes disse que, como acredito outras pessoas - estudantes ou não - possam ter algum motivo para estar interessadas sobre isto, eu escreveria um artigo a respeito. Elas gostaram da ideia, disseram que o lerão - e sei que lerão mesmo, pois são leitoras assíduas deste blogue. E, claro, forneci a elas fontes bibliográficas onde o assunto pode ser encontrado, para enriquecer ainda mais seu trabalho. Bom, eis aqui o artigo.
"República Velha" foi o nome dado à primeira fase da república brasileira, desde sua implantação em 15 de novembro de 1898 pelo marechal Deodoro da Fonseca, que foi o primeiro presidente, colocando um fim à monarquia, até 1930, quando Getúlio Vargas assumiu o governo. Após o início do governo de Getúlio, o período político de 1898 a 1930 ficou popularmente conhecido como "política do Café com Leite" porque nas eleições havia um revesamento de candidatos indicados para a presidência da república com forte influência dos principais produtores de café do estado de São Paulo e dos mais destacados criadores de gado para produção de leite de Minas Gerais. Durante a "República Velha", as pessoas que ocupavam os cargos que hoje chamamos de "governadores" nos estados eram chamados de "presidentes estaduais".
As influências de São Paulo e Minas Gerais não eram apenas por causa da produção de café e leite. São Paulo, além de ser na época o estado que mais produzia café no Brasil, também avançava no setor industrial, e Minas Gerais se destacava como um forte pólo político. Com isto, os presidentes da república eleitos eram sempre paulistas ou mineiros, e eram representantes do Partido Republicano Paulista (PRP) e do Partido Republicano Mineiro (PRM). Esses eram os dois únicos partidos políticos existentes no Brasil naquela época, e que gozavam do apoio dos agricultores e pecuaristas mais influentes nos demais estados do país, onde elegiam governadores, prefeitos, etc. 
Com a ascensão de Getúlio Vargas - um gaúcho nascido em São Borja, apoiado pelo PRM - em 1930, terminou o período da "República Velha" ou da "Política do Café com Leite" e começou a fase da "República Nova", também conhecida como "Política dos Governadores". A nova fase passou a ser chamada assim porque os governadores dos estados (que a partir daí já eram chamados de "governadores", como hoje) ganharam grade autonomia em relação ao governo federal e, juntamente com o presidente da república, articulavam-se para escolher o próximo presidente para um mandato de quatro anos sem direito à reeleição. Os governadores podiam, inclusive, decidir a cassação de mandatos de deputados federais e senadores que não fossem seus aliados no Congresso Nacional. Porém, a cassação só poderia ocorrer depois que ela fosse aprovada pelas Comissões de Verificação dos Poderes, no próprio Congresso. Como os deputados federais governistas quase sempre eram maioria, quase sempre essa decisão era aprovada. 

Para vocês saberem mais detalhes a respeito, eu sugiro que pesquisem no Almanaque Abril (edição de qualquer ano), da Editora Abril, e na edição especial do Almanaque Abril ano 2000 - "Quem é Quem na História dos 500 Anos da Descoberta do Brasil". Na internet, existem muitos sites sobre o tema, basta procurar no Google Pesquisa, no Ask Search, etc. Espero ter conseguido ajudar a vocês. 
Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.