- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Internet para todos - os usuários estão preparados?

Sou a favor do direito a todos
quanto ao uso da internet.
Entretanto,
quando vejo certas postagens
principalmente nas redes sociais,
percebo a necessidade
das pessoas se prepararem 
para o uso da internet de forma mais adequada. 

Para que sejam publicadas matérias (artigos, reportagens, etc.) em revistas e jornais, e para que sejam divulgadas todas as formas de informação através de rádio e televisão, é preciso que as pessoas responsáveis pelas divulgações sejam profissionais gabaritados para isto. Ou seja, que sejam jornalistas, radialistas, enfim, profissionais de comunicação capacitados para assumir a responsabilidade sobre o que estiver sendo divulgado. Mesmo assim, como ninguém é perfeito, os melhores profissionais às vezes cometem equívocos. Claro que nem todos os usuários da "International Net" ("Rede Internacional", cuja sigla é "Internet" ou "internet") precisam ser profissionais de comunicação, mas precisam ter noções básicas quanto ao uso adequado de um veículo de comunicação. 
Por esta razão, quando ouço alguém falar em acesso à internet, principalmente a banda larga, para todas as pessoas, vem à minha mente a pergunta: "Até que ponto todas as pessoas estão preparadas para isto? ". É que, assim os jornais, as revistas, a televisão e o rádio, a internet também é um veículo de informação. Mais do que isto: devido ao imediatismo cada vez mais significativo das informações obtidas através dela - podem-se obter informações provenientes de qualquer lugar do mundo em poucos minutos - a internet se evidencia, cada vez mais, como o veículo de informação mais poderoso que existe. Por isto, é necessário muito cuidado, muito preparo para sua utilização. É preciso habilidade e muita responsabilidade quanto ao que se pretende postar ou compartilhar nas redes sociais, nos blogues, nos sites ou até mesmo através dos e-mails e de todas as outras formas de mensagens particulares.
O que se está percebendo claramente nos blogues e nas redes sociais (Facebook, Orkut, Twitter, etc.) é um número cada vez maior de informações sem a comprovação do grau de confiabilidade, e o mais preocupante: com comentários de leitores agradecendo pelas orientações. São, por exemplo, informações sobre uso de medicamentos dadas por pessoas que não entendem de medicina, e muitos desses informantes provavelmente nem mesmo conhecem o referido medicamento: simplesmente leram a informação em outro site ou algo assim e a passaram adiante.
Há outros casos em que, por exemplo, uma pessoa ouve de um amigo a informação de que um famoso político, um cantor, uma atriz, uma cantora, etc., - ou, como se costuma dizer atualmente - uma "celebridade" morreu. Logo a informação corre pela internet através de blogues e sites. Depois, descobre-se que a informação não é verdadeira. Esse tipo de ato através da internet ou por qualquer outro meio tem um nome: irresponsabilidade. E essa irresponsabilidade comprova que a  pessoa não está preparada para utilizar um veículo de comunicação - principalmente a internet, que hoje em dia é o mais influente. 
Há poucos dias, foi publicada no Facebook - e compartilhada por muitos - uma postagem com uma foto do ex-presidente Luís Inácio da Silva ("Lula") sugerindo, em tom irônico, devido à constatação médica da existência de um problema grave em sua garganta, que ele fizesse seu tratamento através do Sistema Único de Saúde (SUS). A pessoa que fêz a postagem e as pessoas que a compartilharam queriam, desta forma, fazer seus protestos quanto ao fato de Lula dizer, durante seu período como presidente do Brasil, que as condições de atendimento através do SUS estão bem melhores. Entretanto, o que ocorreu foi que muitas pessoas que têm câncer ou familiares com esse problema não gostaram da postagem reagiram - e com toda razão - não apenas para defender o ex-presente, mas principalmente porque uma doença grave estava sendo usada como uma forma de se fazer ironia. Nem a pessoa que fez a postagem, nem as que a compartilharam pensaram na possibilidade dessa reação, que não entanto obviamente ocorreria e teria que ser respeitada.
Também no Facebook, algumas vezes as pessoas postam frases, pensamentos, opiniões ou até textos completos entre aspas. Muitas destas pessoas acreditam que o ato de usar as aspas já representa a informação de que a frase, o texto ou o que for não é de sua autoria. Entretanto, como as regras gramaticais já estabelecem claramente, as aspas servem apenas para destacar a frase ou o texto, não informam coisa alguma. A inexistência do nome do autor passa ao leitor a ideia de que, com ou sem aspas, o autor é quem fez a postagem ou publicação. Se quem posta não sabe o nome do autor, a postagem deve ser evitada. 
O mesmo cuidado deve ser aplicado com relação à postagem de fotografias e vídeos. Se você, que faz publicações em blogues, sites e redes sociais, publica fotografias e vídeos, saiba que, se eles forem de sua autoria, os mesmos devem ser publicados com seu nome como autor. Não sendo de sua autoria, primeiro verifique se a foto ou o vídeo é de domínio público (não necessita da autorização do autor). Se não for, é preciso ter a permissão do autor para a publicação. Se a permissão for concedida, é preciso constar na publicação o nome do autor. Se a foto for sua, é preciso, antes de publicá-la, que todas as pessoas que aparecem nela concordem com a publicação, pois muita gente não gosta de ver sua própria imagem veiculada pela internet ou por qualquer outro meio, e isto tem que ser respeitado. Isto não apenas uma questão de regras de comunicação, é uma questão de ética.
Por verificar o enorme número de equívocos causados pelo desconhecimento do uso adequado de veículos de informação, creio que seria importante que as pessoas que pretendem usar a internet busquem conhecer melhor as noções de ética e de comportamento em geral no que se refere à comunicação social. Não é necessário um curso de comunicação social para isto, mas existem muitos livros, revistas especializadas, sites de profissionais de comunicação experientes e renomados, onde podem ser encontradas "dicas" muito interessantes sobre o uso responsável da internet. 

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