- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

"Democracia" e "Liberdade de Expressão"

Usuários da internet
pensam que podem publicar
o que quiserem e como quiserem,
e dizem que fazem isto
por terem direito à democracia
e
à liberdade de expressão.
Isto comprova que eles
não conhecem os conceitos
relativos a esses direitos.

As pessoas que fazem postagens e comentários nos sites, nos blogues e nas redes sociais pensam que podem simplesmente publicar ou postar o que quiserem e da forma como quiserem, sem restrições. Dizem que fazem isto porque têm direito à democracia e à liberdade de expressão. No entanto, "democracia" e "liberdade de expressão" não têm coisa alguma a ver com isto. 
A democracia é um regime de governo cujo poder, pelo menos teoricamente, provém do povo, ou seja, dos cidadãos que elegem, direta ou indiretamente, seus representantes para que estes, em seu nome, tomem decisões políticas. No entanto, nem sempre esses eleitos correspondem às expectativas de seus eleitores. Isto gera uma insatisfação que faz com que muitas categorias de trabalhadores realizem greves, leva estudantes a realizar manifestações nas ruas, etc. Entretanto o exercício da democracia tem ser realizado de forma organizada, dentro de determinados limites, porque as pessoas podem e devem exigir seus direitos, mas sempre respeitando os direitos dos outros. Manifestantes que realizam movimentos numa rua impedindo-a de ser utilizada como via de tráfego para pedestres e/ou para carros, por exemplo, estão realizando uma manifestação anti-democrática porque estão impedindo o direito das outras pessoas utilizarem aquela via pública. 
No caso de publicações - ou "postagens" - em revistas, livros, jornais, informações por rádio e TV ou de postagens na internet, é preciso respeitar limites e escolher a forma mais adequada de manifestação ou publicação para evitar constrangimentos por parte de telespectadores, ouvintes, leitores e outros internautas. "Democracia" não é apenas fazer ou publicar o que se quiser; "democracia" é responsabilizar-se pelo que se publica, evitando possíveis constrangimentos, porque, caso isto aconteça, o autor terá que responder e se responsabilizar por isto. 
A liberdade de expressão não dá o direito de falar ou escrever o que se quiser e como se quiser. "Liberdade de expressão" é simplesmente o sistema em que a maior parte dos discursos verbais (o que se fala) ou escritos (artigos, reportagens, postagens na internet, etc.) não é controlada pelo governo, mas que pode causar dissabores e descontentamentos por diversas razões, e por isto precisam ser cuidadosamente analisados pelos próprios autores antes de serem publicados. Caso alguma das publicações cause algum problema, o autor terá que se responsabilizar por isto. Ou seja: mesmo que a liberdade de expressão exista, o autor de qualquer publicação precisa ter o senso de estabelecer seus próprios limites para evitar descontentamentos de terceiros.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.