- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Problemas nas Redes Sociais - a maioria deles é facilitada pelos próprios usuários

Mário Persona, 
especialista em marketing, consultoria empresarial, comunicação social, etc., 
dá excelentes "dicas" sobre o que se pode 
e o que não se deve fazer 
numa rede social online. 
Você pode ver outros vídeos com as "dicas" de Mário Persona no Youtube
procurando "Mário Persona - Comportamento Ético nas Redes Sociais".  


Muitos dos problemas ocorrem
porque os usuários confundem
"informação pessoal"
com 
"informação individual".

Usar as redes sociais online é algo que requer muito cuidado. Por isto, os usuários precisam saber quais são os objetivos e as finalidades dessas redes e o que se deve fazer para evitar de colocar em risco sua própria segurança. 

- As finalidades das redes sociais.

As redes sociais online - também chamadas "redes sociais virtuais" ou "sites de relacionamento" - são espaços disponibilizados na Internet que permitem a partilha (ou "compartilhamento") de informações, opiniões, etc., em formato de textos, fotografias, desenhos, vídeos, etc. As redes formadas através do Facebook, por exemplo, permitem formações de grupos - ou "comunidades virtuais" com a participação de pessoas autorizadas pelo administrador (sugiro muito cuidado com relação à autorização de participação de pessoas não conhecidas) com finalidades específicas ou não, ou para discussões e debates sobre temas específicos ou variados. 
No Brasil, atualmente as redes sociais online respondem por mais de 60% do tráfego via Internet. Atualmente elas são as principais formas de relacionamentos pessoais (não individuais ou muito particulares) e profissionais. As mais populares no Brasil são o Facebook, o Orkut e o Twitter. O Facebook é o mais abrangente, facilitando principalmente inter-relações de interesse profissional, mas sem perder o caráter social. O Orkut, rede filiada ao Google, permite que as pessoas criem novas amizades (neste caso todo cuidado é pouco) mas seu principal objetivo é ajudá-las a manter relacionamentos já existentes (o que é muito mais recomendável em qualquer rede). 
O Twitter é uma rede social com a função de um servidor para microblogging (1) que permite que seus usuários enviem mensagens e leiam suas próprias atualizações. Suas mensagens podem ser enviadas por SMS, serviços instantâneos, e-mail,  MP3 ou colocados à disposição na Internet. 
Outra rede social que também está se popularizando no Brasil é o LinkedIn. Esta tem objetivos mais voltados para relações profissionais. Veja maiores detalhes a respeito neste artigo: https://sites.google.com/site/empreendaea/veja-como-o-linked-in-funciona-e-participe-do-empreenda 

- O que o usuário das redes sociais online precisam evitar.

Os relacionamentos online podem oferecer tantos perigos como os relacionamentos pessoais quando não tomamos os devidos cuidados. Na maioria dos casos, a exposição ao perigo se dá, na maioria dos casos, muito mais por descuido dos próprios usuários do que por outros motivos. Quando dizemos que as redes sociais permitem as trocas de informações pessoais, muita gente confunde a palavra "pessoais" com "individuais", que não tem o mesmo significado - embora até em alguns dicionários sejam relacionadas como "sinônimas". "Informação pessoal" é toda informação dada pela pessoa sobre si mesma sem que haja problemas se estas forem conhecidas por outras pessoas. Por exemplo, opiniões sobre fatos, demonstração de conhecimentos profissionais, demonstrações de que é uma pessoa bem informada sobre fatos importantes, etc. "Informações individuais (ou 'particulares')" são aquelas relacionadas a tudo que só deve ser conhecido pela própria pessoa ou por pessoas às quais tais informações interessem particularmente. 
Numa rede social online - qualquer que seja - as informações individuais devem ser evitadas. No Facebook, alguns usuários tem feito circular uma postagem com um texto mais ou menos assim: 
"As mudanças no Facebook estão permitindo que pessoas sem nossa autorização vejam todas as nossas postagens...etc." 
O texto, divulgado por pessoas preocupadas com sua privacidade, orienta os amigos clicarem em determinados locais (fotos, nomes, etc.) com o objetivo de garantir maior segurança. Ocorre que esses cliques em nada ajudam quanto a isto porque, por mais restrito que seja o número de pessoas com permissão para ver as postagens, sempre será muito grande o número de pessoas não conhecidas que poderão vê-las. Os usuários precisam ter em mente que, numa rede social - e especialmente numa rede social na Internet - a privacidade total é algo impossível. É como você querer ficar sentado num banco de uma praça pública por algumas horas e não querer ser visto pelas pessoas que passarem por ali. 
Em casos assim, a falta de segurança não ocorre por causa de mudanças no Facebook ou em qualquer outra rede social, mas apenas porque o usuário posta coisas que não deveria postar. Se você é usuário de uma ou mais dessas redes, a responsabilidade por aquilo que você postar é exclusivamente sua. Portanto, o que ocorrer por causa dessa postagem é também responsabilidade exclusivamente sua. Caso você queira comunicar-se particularmente com alguém, faça-o por telefone, ou envie um e-mail à pessoa pedindo para ela telefonar para você, etc. Enfim, utilize outros meios que não sejam redes sociais online, por dois motivos: a) sua informação pode ser vista por outras pessoas que talvez você nem saiba quem são; b) as informações particulares não dão finalidades das redes sociais (elas não são proibidas, mas isto é porque é você quem tem que ter a consciência de não publicá-las). 


(1) "Microblogging" é um tipo de blogue que permite a publicação de textos com até 200 caracteres para serem vistos publicamente ou por pessoas escolhidas pelo usuário.     


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