- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Educação e Educacionismo: não basta o professor ensinar matérias ..

Para mim, 
o professor que diz
que só tem que ensinar matérias escolares
não está preparado 
para ser professor. 

A educação engloba um conjunto de atividades que vão muito além de simplesmente ensinar e aprender matérias escolares. São atividades fundamentais para a manutenção da sociedade, da qualidade de vida de uma nação e de outros fatores extremamente dependentes de transposições às gerações e, ao mesmo tempo, de geração a geração. Essas transposições incluem principalmente aspectos culturais necessários ao ajustamento de cada pessoa em seu grupo social e na sociedade como um todo. Portanto a educação é, fundamentalmente mas não somente, um processo de sociabilização. Por isto a responsabilidade dos profissionais envolvidos nesse processo, incluindo principalmente os professores de ensinos fundamental e básico, está relacionada à adequação das pessoas (neste caso, seus alunos) ao convívio social. 
"Sociabilização" é a capacidade que uma pessoa adquire para assimilar hábitos comuns à sociedade em que vive. Isto inclui todo um processo para que essa pessoa possa realmente se integrar à comunidade em que vive, aos grupos dos quais participa (colegas de escola, de trabalho, de categoria profissional, etc.) e à sociedade em geral. Portanto, já que o professor é um "profissional da área de educação", não pode se restringir a ensinar matérias escolares. A escola é o local em que o aluno precisa receber uma educação complementar à que ele recebe da própria família, e o professor tem a obrigação de contribuir para isto. Ele precisa colaborar para que seus alunos possam desenvolver suas personalidades e garantir os lugares a que eles tem direito dentro da sociedade. 
Por isto, quando o assunto é "educação", é muito importante colocar em discussão o educacionismo. Apesar de no Brasil o educacionismo ser sempre discutido como se fosse algo novo, na verdade é uma concepção que começou a ser considerada a partir do século XIX na Europa. Como a palavra "educacionismo" foi usada pela primeira vez pelo escritor e geógrafo russo Pietr Alexeyevich Kropotkin, um defensor do comunismo, no Brasil essa concepção sempre foi tratada como uma forma de se tentar implantar o comunismo no país. 
Uma coisa nada tem a ver com a outra. O que os educacionistas pregam - com toda razão - é que todo profissional de educação que se preze precisa estar consciente da importância de seu papel profissional no processo social. A emancipação de um povo só é possível quando se prioriza a educação intelectual e moral de cada pessoa desde sua infância. Claro que investimentos de governos em educação são de extrema importância para isto. Porém, por maiores que esses investimentos sejam, de nada eles servem enquanto houver professores que acham que só tem que ensinar matérias escolares. A qualidade ideal de ensino, em qualquer país, está estreitamente relacionada ao pensamento racional das ciências sociais, especialmente da pedagogia, visando a educação como a base mais importante para  a socialização dos indivíduos. Por isto, é muito preocupante sabermos que o Brasil, segundo o PISA (Programa Internacional de Pesquisa de Aprendizagem) fechou o ano de 2012 ocupando o penúltimo lugar em escala mundial quanto à qualidade de aprendizagem, e ainda é mais preocupante sabermos que, além disso, continuam existindo professores que só assumem sua condição de ensinar matérias, mas não a de "profissionais de educação", que é como eles mesmos se consideram. 


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