- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Parece incrível mas é verdade.

A história parece inacreditável, 
mas aconteceu.

Um dia, em meados de dezembro de 2012, uma pessoa residente no município de Cariacica, na Região Metropolitana da Grande Vitória, digitou no telefone o número 135 - o telefone de atendimento em geral do INSS. Em seguida, ouviu uma voz feminina gravada dando orientações, e uma delas era: "Para falar com um dos nossos atendentes, digite 1". A pessoa digitou "1" e, após ouvir música por alguns segundos, ouviu a bela voz dizer: "Desculpe. Nenhum de nossos atendentes está disponível. Por favor, aguarde." E aguardou. Porém, ouviu mais alguns segundos de música, e novamente o mesmo aviso. E aguardou novamente. E novamente. Depois desistiu, e tentou novamente mais tarde. Aconteceu a mesma coisa. 
O fato se repetiu durante os três dias seguintes, de manhã e à tarde. No quarto dia, finalmente a pessoa conseguiu ser atendido por uma atendente. Disse-lhe que queria marcar data para uma perícia médica. A conversa foi assim:
- A atendente: "O senhor mora em qual município?"
- Cariacica. 
- Em qual lugar o senhor prefere que seja feita a perícia?
- Pode ser em Campo Grande, um bairro do meu município. 
- Senhor, no município de Cariacica não existe agência do INSS.
Existem várias em Cariacica, e uma delas é em Campo Grande. Esta existe há muitos anos no mesmo endereço, mas exatamente a pessoa que teria que dar essa informação não sabia disso. E insistiu em dizer que não havia agência do INSS em Cariacica. O interessado então lhe disse:
- Ok, já que você insiste em dizer que não há agência do INSS no meu município, a perícia pode ser feita na agência do Centro de Vitória. 
- Se o senhor quiser, a perícia pode ser feita em outro município próximo de Vitória. Pode ser em Alegre. 
Alegre é uma cidade que fica no sul do Espírito Santo, à distância de 202 quilômetros de Vitória. O homem informou isto a ela. 
- Ok, senhor, então está marcada para 30 de janeiro de 2013. Até o dia 29, o senhor receberá uma ligação para confirmar. Mas até lá o senhor receberá um telefonema para confirmação. 
O homem agradeceu pela atenção e desligou o telefone. Não se preocupou em saber o horário em que seria atendido. Imaginou que, como a moça disse que ele receberia uma chamada até o dia 29, seria informado sobre o horário quando isto ocorresse. 
Duas semanas antes do dia 30, por via das dúvidas, ele tornou a ligar para o 135 para saber qual seria o horário. Porém nenhum atendente estava disponível. Tentou várias vezes durante o dia, mas não conseguiu ser atendido. Fez novas tentativas até o dia 29, mas nada conseguiu. E a ligação prometida por aquela atendente também não correu. 
Então ele decidiu ir até a agência do INSS em Vitória no dia 30, chegando lá no início do expediente para ter certeza de que seria atendido. Mas aí veio uma outra surpresa desagradável: a perícia não estava marcada. Aí ele decidiu marcar outra data, e a moça que o atendeu lhe orientou: "Por favor, aguarde naquela fila ali para o senhor obter uma senha para ser chamado. 
A fila à qual ela se referiu já tinha 45 pessoas. Todas com o mesmo problema: estavam com perícia marcada para o dia 30 de janeiro através do 135, mas segundo os funcionários da agência, nenhum deles estava realmente com perícia prevista para aquele dia. Todos tiveram que receber suas respectivas senhas e aguardar as chamadas para marcar para outro dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.