- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

domingo, 17 de março de 2013

Homenagem a artistas que morrem após consumir drogas contribui para aumentar o problema

É justo 
que as pessoas queiram
prestar homenagens a seus "ídolos" mortos ou vivos. 
Entretanto, 
as constantes homenagens 
a cantores e outras artistas
após a confirmação 
de que eles morreram
por consumo de drogas
pode ser algo muito perigoso.



Uma amiga minha fez uma postagem no Facebook (que eu gostei muito) sobre o aniversário do Zico. Porém, a postagem da minha amiga me fez lembrar uma coisa que considero que deva ser muito discutida. 
Zico completou há poucos dias 60 anos de uma vida dedicada à prática do esporte, sempre incentivou - através de entrevistas, etc. - crianças e jovens a praticarem esportes, sempre incentivou campanhas contra as drogas, mas pouco se tem falado sobre ele. Apenas nas TVs surgiram poucas e rápidas menções. Outras pessoas famosas que felizmente ainda estão vivas e com saúde fazem intensas campanhas contra drogas, contra todos os tipos de violência, contra o alcoolismo, a favor de uma vida digna, pela paz, e raramente são lembradas. 
Porém no Brasil, tornou-se comum, cada vez que alguém famoso morre por uso de drogas, tornar-se uma celebridade muito mais depois da morte do que durante a vida. No entanto, são pessoas que jogam a vida fora por opção. Não me venham com essa de dizer que "problemas pessoais que nem imaginamos levam a isto". Problemas, todo mundo tem, e todos sabem que as drogas nunca trouxeram soluções, ao contrário, sempre trazem mais problemas, fazem a criminalidade aumentar e geram muitas mortes. A morte do próprio usuário é apenas um entre tantos outros tipos de morte causados pelo narcotráfico e que poderiam ser evitadas. E vocês que vivem fazendo apologias a artistas que morreram por overdoses, ajudam muito para que esses problemas aumentem. Vocês precisam entender de uma vez por todas, que toda essa admiração e essas homenagens por pessoas que morrem por uso de drogas ajuda muito a levar mais e mais jovens para este caminho, pois muitos deles eles sonham ser admirados como seus "ídolos", mesmo que para isto tenham que morrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.