- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

sábado, 11 de maio de 2013

Divulgação de shows e outras atividades profissionais no Facebook é abuso?



Alguns usuários do Facebook
- músicos, artesãos, médicos, psicólogos, etc. -
divulgam pela rede social
suas atividades profissionais.
Alguns músicos estão reclamando
porque seus perfis foram bloqueados
por terem sido considerados
como "abusivos".










Sei que muita gente considerará este texto muito longo. Lamento, mas ele tem que ser. E digo mais: o texto ainda não contém tudo que tem que ser dito. Mas vamos lá: em primeiro lugar, quero deixar claro que não estou defendendo o Facebook, mas preciso esclarecer que, quando algo é considerado "abusivo" ou "abuso", não é a empresa que decide isto. Pelo menos as regras do próprio Facebook estabelecem que a denúncia de abuso é acatada ou não, e as medidas contra o denunciado são tomadas ou não, tendo como base o que dizem os termos de conduta da "comunidade do Facebook". 

Algumas dessas regras se referem ao que o Facebook chama de "conteúdo gráfico". No parágrafo sobre elas está escrito: "As pessoas usam o Facebook para compartilhar eventos por meio de fotos e vídeos. Compreendemos que imagens gráficas são um componente comum dos eventos atuais, mas elas devem atender às necessidades de uma comunidade diversificada. É proibido o compartilhamento de qualquer conteúdo gráfico por prazer sádico."
Entre os perfis que eu tomei conhecimento de que foram bloqueados, não havia nada que pudesse ser considerado como "prazer sádico". Também não havia nada que fosse proibido pelas outras determinações. Ressalto, ainda, que, neste caso especificamente, "comunidade diversificada" é uma expressão com significado vago. "Diversificada" em que sentido? artístico? cultural? profissional? Existem inúmeras maneiras de se classificar uma diversificação, e este é um dos principais motivos em que, caso a pessoa não concorde com uma postagem em outro perfil ou no seu próprio, manifeste isto de maneira clara e ao mesmo tempo tão educada quanto lhe for possível, mas sem deixar de ser sincera. Isto porque a "diversificação" inclui também questões individuais como religiões e crenças (são duas coisas diferentes), opiniões, experiências vividas, etc. Se perguntarmos a dez pessoas da comunidade do Facebook o significado de "comunidade diversificada", muito provavelmente receberemos dez definições diferentes, de modo que um julgamento por esse meio se torna muito difícil.
Além disso, quando artistas divulgam seus shows - com fotos e vídeos ou não - eles estão divulgando com muita dignidade seus talentos, seus trabalhos, tentando ganhar a vida honestamente. Ok, há regras estabelecidas na página de regras sobre isto, mas além das interpretações pessoais serem diferentes, depois que são publicadas - mesmo nos próprios perfis - mas elas se tornam incoerentes quando são denunciadas postagens com palavrões, piadas de mal gosto (como aquelas sobre o vendaval que deixou famílias desabrigadas no Espírito Santo recentemente), postagens que podem ser interpretadas como preconceitos (o mínimo que se pode dizer sobre isto é que a postagem comprova que quem postou não respeita opiniões divergentes, e isto já é um preconceito), e nenhuma providência é tomada contra essas postagens. 
Para encerrar: embora seja dado ao usuário do Facebook o direito de denunciar "abusos" anonimamente, é também oferecida a ele a oportunidade de solicitar a quem fez a postagem para que exclua a mesma, explicando-lhe seus motivos. Neste caso, o denunciante pode - e deve - fazer sua solicitação diretamente ao denunciado, e somente denunciá-lo se sua solicitação não for atendida. Isto, por uma razão muito simples: o denunciante que não agir de acordo com a segunda opção não pode denunciar falta de ética porque ele mesmo estará cometendo outra falta de ética.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.