- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

sábado, 18 de janeiro de 2014

"Rolezinhos" nos Shoppings Favorecem Crimes

Combinados através das redes sociais,
os "rolezinhos"
estão acontecendo com frequência
em todas as capitais do Brasil.
Os jovens dizem
que o objetivo é fazer protestos, 
mas deveriam perceber que isto favorece ações de criminosos. 





Frequentemente realizados nos Estados Unidos, os "rolezinhos" no shoppings parecem estar se tornando uma espécie de "moda" também no Brasil. Os participantes - na maioria, jovens e adolescentes - combinam os encontros através das redes sociais online, como se fossem formas de protesto contra corrupção, opressão, discriminação, violência da polícia em suas ações, etc. No entanto, ao que parece, muitos são os indivíduos que, tal como ocorreu nas manifestações em ruas em todo o país em junho do ano passado, muita gente está aproveitando esses encontros para realizar badernas.
Além disso, os "shopping centers" ("centros comerciais" em inglês), são, como indica o próprio nome, locais para realização de comercializações - ou seja, compras de produtos diversos e diversão (cinemas, shows, encontros entre amigos nas praças de alimentação, etc.). Não são, portanto, locais adequados para manifestações desse tipo, pois tais encontros favorecem crimes como os "arrastões" e os assaltos. Alguns participantes dizem que as badernas são realizadas por "gente infiltrada", mas é preciso lembrar que se há gente infiltrada, é porque os próprios rolezinhos facilitam essa infiltração.
Para evitar a realização de rolezinhos, alguns shoppings de São Paulo solicitaram ao Facebook a retirada de páginas onde há esses encontros marcados. Em São Paulo, após uma reunião com representantes de 55 shoppings da capital e de outras cidades, o presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Luiz Fernando Veiga, disse que alguns estabelecimentos conseguiram a retirada de eventos no Facebook onde havia convite para os participantes levarem maconha e outras drogas para serem consumidas no shopping.
Mesmo que esses "convites" fossem apenas uma brincadeira, eles revelam a mais absoluta falta de responsabilidade do usuário da rede social que faz esse tipo de coisa, porque mesmo a brincadeira é um incentivo ao uso e ao tráfico de drogas. Entretanto, o bloqueio de páginas nas redes sociais não é suficiente, pois os participantes podem se comunicar por outros meios. São necessárias, portanto, outras ações de prevenção.

Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.