- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O Pão e o Circo

O esquema que já era usado pelo Império Romano 
ainda hoje é usado no Brasil. 




Nos últimos anos do Império Romano, havia em Roma cerca de 200 dias por ano, só com espetáculos esportivos promovidos pelo próprio império. O Coliseu e outros grades estádios ficam lotados. Muitos desses espetáculos duravam quase o dia inteiro. Paralelamente, o governo de Roma distribuía alimentos gratuitos na sede do Império e em suas colônias. A razão? Enquanto o povo passava o dia dentro dos estádios, nas estava nas ruas realizando movimentos contra o governo. E se recebia comida sem ter que trabalhar, não reclamava tanto. Vem daí a expressão "pão e circo", tão utilizada entre nós hoje, no Brasil. Foi naquela época que o poeta romano Juvenal escreveu como ironia em uma de suas obras: "Dê pão e circo ao povo, e fica fácil governar". 
É o que acontece no Brasil. Por que vocês acham que em algumas capitais o desfile das escolas de samba ocorrem pouco antes dos dias de Carnaval? "Para dar público, porque se for nos mesmos dias dos desfiles das escolas do Rio de Janeiro e de São Paulo, o público fica em casa para ver os desfiles de lá." OK, mas há um outro motivo: Nas cidades onde ocorrem esses desfiles antecipados, o Carnaval começa antes e, portanto, dura um período maior. Realmente, o Brasil é um grande exemplo do sistema "Pão e Circo". 

- O Pão:

No Brasil, chama-se atualmente "Bolsa Família". Um "benefício" destinado às famílias mais pobres para garantir direito à alimentação e ao acesso à educação e à saúde. Ocorre que esse benefício gera muito comodismo entre muitas dessas famílias. Como muitas dessas pessoas estão acostumadas a pensar que precisam trabalhar para se ter o que comer, e não para progredir na vida, muitas deixar de buscar seus empregos porque é mais fácil ficar esperando essas esmolas do governo. 

- O Circo:

Além da participação da Copa do Mundo de quatro em quatro anos, e em outros torneios internacionais, o futebol no "País do Futebol" tem muitos torneios municipais, estaduais e nacionais de futebol, quase um depois do outro o ano inteiro. Pela TV, as transmissões dos jogos aos domingos à tarde e às quartas-feiras à noite, e às vezes aos sábados, fazem milhares de brasileiros em todo o país desistirem de outros compromissos. O Carnaval, além dos três dias tradicionais, conta com dias adicionais em vários municípios. Somam-se a isto os muitos feriados - inclusive os prolongados por finais de semana - e por aí vai. Nos dias em que a Seleção Brasileira participa da Copa do Mundo, mesmo jogando em outros países (a deste ano será no Brasil), tradicionalmente as empresas, órgãos públicos, etc., não funcionam, e instituições de ensino públicas e particulares, de todos os níveis, ficam sem aulas. Isto no país em que o nível de ensino ainda é um dos piores do mundo. Isto também sem mencionar que que todo ano é durante o Carnaval que ocorrem os maiores índices de criminalidade em todo o país. É também quando ocorre a maior incidência de consumo de drogas.
Quanto ao desfile antecipado das escolas de samba, é muito conveniente para os governantes (municipais, estaduais e federais) que boa parte do povo se mantenha nos sambódromos participando dos desfiles ou assistindo aos mesmos, enquanto outra boa parte assiste pela televisão. 
Depois, ainda assistirão aos desfiles do Rio e de São Paulo pela TV. Enquanto isto, não estão protestando, não estão exigindo seus direitos nas ruas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.