- PROGRAMA "DIÁLOGO ABERTO" -
Entrevistas sobre temas sempre importantes.
De segunda a sexta-feira, das 11 às 12 hs.
Produção: Terezinha Jovita
Apresentação: Regina Trindade
Ouça aqui: http://www.rtv.es.gov.br/web/player_radio.htm

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Um Novo Tipo de Crime: Sequestro e Roubo de Cães - inclusive com assassinatos.

Postagens de fotos como estas
estão cada vez mais frequentes
no Facebook e em outras redes sociais.
(Fotos do Arquivo Google) 
Sequestros e raptos de animais -
às vezes com os donos sendo assassinados - 
já são frequentes
em várias cidades brasileiras. 



Os animais mais visados pelos criminosos são os cachorros. Os motivos são vários, mas algumas autoridades policiais, que por motivos óbvios não podem ser reveladas, apontam como um dos principais o crescimento do número de postagens fotos, vídeos e textos mostrando o carinho das pessoas pelos seus animais de estimação em blogs e redes sociais online. Segundo essas autoridades, as intenções dos participantes da "causa animal" são boas, O site "Portal do Dog" informa que o problema já é grande em todo o Brasil e que as quadrilhas estão se especializando no sequestro e no rapto de cães. No sequestro, os cães são levados para depois os sequestradores exigirem resgates - geralmente altas somas em dinheiro - para devolvê-los. Nos raptos, os ladrões levam o animal para fazer cruzamentos para vender os filhotes e para vender o próprio animal raptado, obviamente por preços muito altos, pois sabem que há sempre alguém capaz de pagar fortunas por eles, sem se preocupar com sua procedência e, em muitos casos, com a intenção de revendê-los por preços ainda mais altos.
Segundo a jornalista Samantha Kelly, do Portal do Dog, a maioria dos cães levados pelos bandidos é raptada. Ou seja, são animais roubados para serem comercializados clandestinamente, usados para reprodução e venda ilegal dos filhotes e para serem trocados por drogas.
Uma dica: se seu cão - ou gato, ou qualquer que seja o animal - desapareceu, é aconselhável evitar que se publique, na internet ou onde quer que seja, ofertas de recompensas para quem encontrá-lo. O animal pode ter sido roubado e a própria pessoa que o roubou poderá entregá-lo para receber a recompensa. Ou seja: sem saber disso, o próprio dono do animal paga ao ladrão pelo roubo que ele cometeu. A segunda razão: isto incentiva os roubos, pois dá aos ladrões mais esperanças de que os donos oferecerão recompensas.
A cardiologista veterinária Patrícia Addeo tem um blog com o título "Cardiologia Veterinária". Numa de suas postagens, ela conta que o número de cães e gatos que estão sendo roubados e sequestrados em Curitiba e nos municípios vizinhos da capital do Paraná é altamente preocupante. Ela diz que são frequentes os casos em que os proprietários - sejam homens, mulheres ou crianças - são agredidos para que os animais sejam roubados.
O Jornal "O Globo" informou no dia 01 de janeiro deste ano que o cachorro Thor, um Yorkshire sequestrado em Fortaleza (CE) em novembro do ano passado, foi recuperado. O sequestro aconteceu quando a funcionária pública Soraya Gaspar, que passeava com ele, foi abordada por dois homens que estavam numa motocicleta. Soraya pegou o animal, ficou com ele no colo, mas ainda assim um dos homens o tomou dela e os dois fugiram em alta velocidade. Depois disso, ela recebeu, por vários dias, telefonemas exigindo pagamentos em dinheiro pelo resgate de Thor, mas sempre tinha dúvidas por achar que poderiam ser trotes. Em várias cidades,  testemunhas anônimas já fizeram relatos de roubos de animais com agressões e até assassinatos dos donos.

Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.